Seja por não conhecer completamente o serviço e suas vantagens, ou por não acreditar na segurança da tecnologia, diversas empresas hesitam em adotar serviços em cloud.
A cloud é uma tecnologia que permite acesso remoto – seja por computadores ou celulares, a partir de qualquer localização no mundo – a softwares, processamento de dados e arquivos de forma geral através da internet.
Porém, mesmo com todas as aparentes vantagens de um serviço como esse e as muitas aplicações que ele têm, muitos gestores mantêm um pé atrás e não incorporam a tecnologia logo de início – são os famosos “adotantes tardios” de tecnologias.
Qual o maior desafio?
Primeiro, é importante entender que cloud vai muito além de armazenamento; seu modelo de uso democrático permite que qualquer empresa, de qualquer ramo, possa usufruir desse produto, independente do tamanho.
Essa, por enquanto, não só é uma das grandes vantagens da cloud como também é uma das características que mais joga contra ela. Isso acontece pois a maioria dos usuários que se enquadram na categoria de adotantes tardios não vê sua mobilidade e democratização extrema como benefício, mas sim como motivo de preocupação e insegurança.
Afinal, quando tudo se torna “solto na nuvem” pelos grandes data centers do mundo, como garantir que somente os proprietários da informação terão soberania sobre o acesso?
A responsabilidade é dos especialistas
Uma boa solução para tranquilizar os receios dos gestores adotantes tardios é a entender como funciona a contratação da cloud. Como é, na verdade, a contratação de um serviço, toda a gestão fica a cargo dos provedores.
Portanto, os investimentos que seriam destinados a compra de servidores ou equipamentos, atualizações de software, segurança, equipe capacitada, servidores de alta performance, internet dedicada e tantos outros podem ser redirecionados para outras áreas do negócio.
Com apenas alguns cliques feitos por uma empresa cujo core business é, de fato, a tecnologia em cloud, tudo isso se transforma em uma solução completa pela qual se paga apenas pelo uso e, principalmente, pela qual se pode cobrar resultados.
Os benefícios da cloud
Flexibilidade, agilidade, economia e mobilidade são apenas alguns dos motivos responsáveis por fazer empresas migrar do formato on premises de acesso para o formato cloud. Mas, como já dissemos anteriormente, há mais na nuvem do que se imagina.
Dentre os seus principais benefícios, destacam-se:
- Redução de custos: desde a infraestrutura até licenças e profissionais de TI;
- Implementação de tecnologias disruptivas: substituição do processo tradicional por uma nova maneira de operar que favorece tanto a empresa quanto seus clientes;
- Serviços sob demanda: contratação adaptável às necessidades de fluxo e espaço na cloud;
- Suporte: ter no provedor uma equipe especialista em cloud (que geralmente não é o core da TI da sua empresa) fazendo a gestão desse serviço.
Afinal, é seguro?
Netflix, Uber e Spotify são empresas que, além de milhões de usuários espalhados pelo mundo todo, também têm em comum o fato de serem empresas que disponibilizam seus serviços em cloud.
Só porque elas são grandes organizações, quer dizer que a tecnologia é mais segura para elas do que para outras? Claro que não.
A segurança da cloud é responsabilidade da empresa provedora. Independentemente de quem são seus clientes, todos usufruem das melhores práticas que ela aplica na sua infraestrutura para proteger os ambientes de quem contrata seus serviços.
Além das práticas, também existe um pacote completo de ferramentas e tecnologias feitas especialmente para esse modelo de negócio. Esse pacote conta principalmente com:
- Segurança de dados com criptografia;
- Gerenciamento e identidade de acesso e identidade;
- Políticas sobre prevenção de riscos, desde detecção até anulação de possíveis ameaças;
- Retenção de dados e planejamento de continuidade (para caso em caso de perda ser possível a recuperação).
Seja você usuário ou empresa, a cloud é um serviço acessível, que se adequa às suas necessidades e conecta você à tecnologia de forma eficiente e segura.