Acelere suas aplicações com a Winov Cloud

Data center no Brasil ou no exterior – 4 diferenças que te ajudarão a escolher melhor.

Quando falamos de infraestrutura de TI e inovações tecnológicas, uma questão que sempre está na ‘cabeça’ de quem quer contratar um serviço de infraestrutura em Cloud é: “Escolho um fornecedor com Data center no Brasil ou no exterior? qual será o melhor para minha empresa?

Para decidir isso com maior assertividade, – e com uma visão geral para os custos e performance- , é preciso estar atento a armadilha que os datacenters fora do país escondem. Apesar destes serem mais maduros digitalmente,  em geral,  entregam tecnologia de ponta com alta variação na cobrança –  a qual é submissa às variações de câmbio do mercado e impostos internacionais.

Assim sendo, a hospedagem em outro país ‘pesa’ (e muito) no bolso – além de ser um fator prejudicial na performance diária do serviço em cloud.

Neste artigo, iremos não só te ajudar a responder se vale ou não apena uma empresa brasileira apostar em um data center com base no Brasil, mas também explicaremos as principais diferenças entre cada um deles. 

Porém, antes mesmo de nos aprofundarmos na diferença entre os custos de contratar data center e cloud fora do Brasil, é de grande importância que você saiba o que latência. Isto porque ela está diretamente relacionada com o bom funcionamento do sistema de TI, – em especial daquelas que buscam maior performance em sua infraestrutura de dados.

 

A questão da latência

latencia e escolha de data center

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A latência, de forma resumida, trata do tempo que a informação leva para ir de um ponto A a um ponto B.

Dependendo da distância física a ser percorrida por cabos; fibra óptica; pontos de troca de tráfego ou Internet, o consumo do pacote de dados será maior e isso gera impacto na estabilidade das operações — o que compromete a atualização em tempo real dos dados.

Desta forma, já temos uma diferença nítida dada pela latência entre os data centers do Brasil e do exterior. Ou seja, o Data Center no Brasil é melhor porque a distância entre seu servidor e sua empresa (ou seu cliente, se você possui algum produto/serviço digital) é menor.

Uma maior latência pode prejudicar a obtenção de dados e arquivos, resultando em um baixo desempenho da produtividade da equipe e suas tarefas. Páginas de site também podem ter lento carregamento e isso frustra a experiência do usuário, levando a um rápido abandono do site.

Outro ponto, o mecanismo de ranqueamento de uma página web leva muito em consideração a velocidade de carregamento do site. Assim, ao classificar websites para otimização de pesquisa (SEO), um Data Center mal localizado perde muito ‘pontos’ pois com a alta latência na troca de informações entre servidores, ele é reconhecido como prejudicial à experiência do usuário – um dos critérios mais importantes na análise de SEO.

 

Os custos de contratação

Com a taxação do serviço pelo Governo brasileiro, a antiga crença que um data center no exterior é mais barato do que no Brasil deixou de ser verdade.

Além do mercado de data center e infraestrutura de TI terem se tornado bem mais maduros nos últimos anos, – deixando em igualdade a excelência dos serviços oferecidos lá com os daqui – , a incidência de impostos para serviços internacionais, – como o IOF – e a taxa em constante variação do câmbio diminuem (se não extinguem) a economia na escolha de um data center de fora do Brasil. 

Isso nos leva a conclusão de que as empresas podem confiar em serviços de data centers em solo nacional, pois além de ser um serviço submisso à uma quantidade menor de impostos, também não deixa a desejar em qualidade de entrega.

 

Cobertura de Suporte e manutenção de servidores do data center.

Já pensou possuir um problema em sua infraestrutura de dados e precisar ligar, se comunicar por chat ou por e-mail com uma equipe em outro país — que normalmente atende em outra língua?

Com um Data Center no Brasil, você garante que todo suporte e manutenção seja realizado por uma equipe presente, próxima do seu negócio e do seu servidor, que possa agir rapidamente para solucionar seus problemas.

 

Qualificação na oferta dos serviços

Empresas que se preocupam em investir em inovação estão migrando muitos serviços de TI para cloud. Isso eleva a qualidade dos serviços oferecidos, pois a contratação de um fornecedor de data center se torna um ponto crucial para inovação em infraestrutura. E, sendo assim, o mercado brasileiro é ‘move-se’ para a oferecer alternativas confiáveis e de alta tecnologia. Tudo isto a fim de prover essa demanda crescente do serviço. Além disso, se mobilizam com força pela estabilidade de uma operação tecnologicamente sustentável, como é o caso da Winov.

 

Quando escolher um fornecedor de data center nacional pode ser o ideal para você?

data center no brasil ou estrangeiro

Uma infraestrutura brasileira proporciona menor atraso no envio dos dados. Para uma empresa moderna e digitalizada, com operação completa ou mesmo parcialmente virtual, o envio ágil de dados é essencial.

Isso acontece porque os provedores,-  em especial -,  com infraestruturas de alta capacidade que podem oferecer mais links no backbone, o que proporciona maiores e melhores possibilidades de conexão.

Outro ponto que vale a pena ressaltar é a taxação sob o serviço. Em 2014, a Receita Federal brasileira começou a cobrar impostos de empresas de armazenamento e processamento de dados de fora do Brasil. Com isso, a economia que havia na alternativa de contratar um data center no exterior deixou de existir, na prática.

Dentre muitas outras, as vantagens de apostar na contratação data center no Brasil são:

1. Compliance do Data Center devidamente dentro da lei: 

Há pouco tempo não existia uma legislação acerca dos serviços de armazenamento e tratamento de dados no Brasil, hoje contamos com leis específicas para isso. Algumas dessas leis são estritamente brasileiras, ou seja, não existem em outros países, o que pode abrir brechas para processos legais, e suspender serviços que não estejam alinhados com a legislação vigente.

 

2. LGPD e Segurança: 

Um Data Center no Brasil precisa estar em conformidade com as principais diretrizes de segurança, bem como as normas da LGPD, para poder funcionar.

 

3. Contratos de serviço de data centers e SLAs alinhados a necessidade de cada cliente:

Com um provedor brasileiro, você firma contratos em português e pode acionar seu jurídico para revisar com tranquilidade todas as cláusulas. 

Tudo isso feito em conformidade com a jurisprudência brasileira e personalizado à necessidade do cliente, garantindo alto uma alta taxa de comprometimento com a sua empresa.

4. Suporte rápido, nacional  e especializado: 

Com um data center com base no Brasil, quando algo dá problema ou você precisa de uma assistência é tranquilizador pensar que o suporte será rápido e feito por profissionais com alto índice de qualificação. Aqui na Winov, por exemplo, faz parte da nossa cultura manter-nos sempre atentos aos detalhes para garantir que a melhor solução possível seja administrada com agilidade.

 

Preocupado com questões com a latência? 

O nosso Data Center foi líder do Quadrante de Serviços de Colocation no Brasil do ISG Provider Lens 2021™, em um estudo independente, que foi conduzido pela Information Services Group (ISG).

Com isso, atestou-se que ele é capaz de ofertar produtos e serviços atraentes e de qualidade, cumprindo os requisitos necessários para contribuir com o desenvolvimento do mercado como um todo. Outro ponto é que nosso Data Center possui várias certificações reconhecidas nacional e internacionalmente, como ISO 14001, ISO 50001, ISO 37001, entre outras.

Que tal entender mais sobre a Cloud Winov e todas as soluções complementares de conectividade que oferecemos?

Fale com um dos nossos especialistas agora mesmo!