Acelere suas aplicações com a Winov Cloud

Home Office, BYOD e a relação com a segurança da sua empresa

Fizemos um texto especial contando como essas novas práticas do home office podem influenciar na segurança e governança de dados da sua empresa.

Em tempos de pandemia do COVID-19, muitas pessoas tiveram acesso ao termo home office, trabalho remoto ou trabalho online pela primeira vez em suas vidas. Você foi uma delas? Mas, deixa eu te contar que essa prática tem sido uma crescente entre as empresas que buscam estar à frente quando o assunto é inovação. 

Além do home office, outra prática também tem sido muito adotada pelas empresas na era do trabalho digital, é a BYOD, do inglês, bring your own device (traga seu próprio dispositivo). Como o próprio nome já diz, o conceito tem como objetivo dar liberdade para que os funcionários possam utilizar seus próprios aparelhos e dispositivos durante o trabalho, flexibilizando ainda mais a possibilidade de o colaborador realizar suas tarefas e resolver problemas de maneira rápida, de onde estiver, com a comodidade que desejar.

Porém, essas duas novas práticas, adotadas pelas empresas, surge com uma carga de responsabilidade grande sob os ombros do gestores: a segurança dos dados.  Apesar das vantagens dos dois conceitos, que vão desde os benefícios de bem-estar e qualidade de vida dos funcionários até a possibilidade de lucro das empresa sob as economias refletidas nestas práticas, a segurança dos acessos realizados pelos funcionários, fora do ambiente de trabalho, é primordial para a vitalidade e continuidade do negócio. 

Uma recente pesquisa realizada pela Deloitte, em parceria com a  IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, atesta que os maiores desafios das empresas é fortalecer a gestão dos riscos estratégicos e cibernéticos. Das 165 empresas ouvidas durante a pesquisa 83% indicaram que os riscos relacionados a gestão de riscos e cibernéticos são gerenciados com um grau moderado ou baixo em sua organização. E quase a metade, 46% destacaram estarem em estágios mais básicos dessa gestão dentro de suas empresas. 

Com isso, ficamos com um questionamento. Afinal, existe uma maneira de unir as novas práticas de trabalho digital à segurança das instituições? Sim, existe! E a forma de se fazer isso é mais fácil do que muitos gestores e facilitadores de TI acham. 

Falar de uma solução de virtualização de desktops pode parecer clichê, mas nem sempre as soluções mais óbvias passam pelas nossas mentes em momento de urgência, como aconteceu com diversas empresas que não estavam acostumadas às práticas que te contamos acima e tiveram que colocar vários funcionários em regime de home office, da noite para o dia, devido a pandemia de COVID-19. 

Então, como posso ter segurança ao incluir o regime de home office ou BYOD em minha empresa?

Aqui na Winov nós possuímos a cultura de home office e flexibilizamos a possibilidade de nossos colaboradores utilizarem a modalidade de BYOD em suas rotinas, porém nossos times de segurança, TI e facilities tem a responsabilidade de garantir que essas práticas sejam realizadas dentro das melhores práticas possíveis, fornecendo aos funcionários um ambiente de trabalho digital limpo e de fácil utilização. Além disso, no início do mês de junho de 2020, nosso CEO, Adriel Pereira, decidiu implementar o home office como modalidade de trabalho até o fim do ano, para preservar nossos funcionários e familiares durante a pandemia de COVID19.