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Backup não funcionou: entenda o que pode dar errado no seu backup e como evitar

Empresas que desejam crescer não podem fugir da responsabilidade para com os dados e arquivos que manuseiam.

Ter uma boa política e software de backup é inevitável para não somente garantir a integridade da operação, como também se adequar a leis e regulamentações.

Mesmo assim, erros podem acontecer – especialmente se as empresas não prestam atenção em alguns detalhes importantes.

Backup não funcionou?

Entenda quais os erros mais comuns de backup corporativo e como você pode evitá-los:

Tempo de recuperação de dados é muito alto

Após a realização do backup, você nota que o tempo levado para recuperar os dados e arquivos da sua empresa é muito alto.

Um dos motivos pelos quais isso está acontecendo é que o seu backup está copiando toda a sua massa de dados, em todas ou na maioria das vezes que roda.

Por isso, ele leva muito tempo para recuperar o volume total daquilo que copiou.

O fato é que não é necessário copiar a massa de dados completa a cada backup.

Para isso, existem outros formatos de backup – incremental e diferencial -, que copiam apenas as alterações feitas aos arquivos desde o último backup ou desde o último backup completo, respectivamente.

Uma forma de solucionar o tempo de recuperação alto é rever a sua rotina de backup, combinando melhor todos os formatos com base na frequência de alteração dos dados.

Dessa forma, os seus backups ficam mais rápidos e os seus dados terão muito mais disponibilidade.

Backup está recuperando uma versão antiga do arquivo

Você recupera um arquivo que foi copiado em seu último backup e percebe que ele não tem as alterações mais recentes ou os dados estão desatualizados.

Isso é especialmente danoso, pois a sua empresa não pode confiar na veracidade das informações que utiliza e pode acabar trabalhando com dados antigos para tomar decisões importantes.

Possivelmente, na sua rotina existe uma divergência entre o formato de backup de um tipo de dado e a frequência com que ele é alterado.

Se a sua empresa depende de um banco de dados que é atualizado minuto a minuto, é preciso que pelo menos um backup diferencial  acompanhe o crescimento desse banco da forma mais próxima possível.

Dessa forma, no caso de desastre, você não corre o risco de recuperar um arquivo que, desde o último backup, já foi alterado dezenas de vezes.

Se a sua rotina de backup não contempla a frequência de alteração dos dados, vale a pena fazer um esforço inicial para coordenar essa característica super importante com os formatos de backup.

Curto circuito causa a perda dos dados copiados

Um perigo que muitas empresas correm é o de perderem dados depois de falhas mecânicas no local de armazenamento do backup, como um curto circuito que queima os discos rígidos e leva com eles a última cópia realizada dos dados corporativos.

Empresas que estão sujeitas a esse erro são aquelas que ainda só fazem uma cópia para um servidor interno, dependendo da infraestrutura física para a integridade desse backup, e para mais nenhum lugar.

Essa é uma prática que causa uma grande vulnerabilidade, pois, por maior que seja o investimento em nobreaks, cabeamento e outros equipamentos de segurança, um único curto circuito não previsto pode eliminar ativos essenciais para a operação da empresa.

A solução – cada vez mais óbvia e indispensável hoje em dia – é apostar em um backup em nuvem, ou mesmo em um híbrido, que realiza cópias para dois ambientes diferentes, um físico e um virtual.

A nuvem já se tornou a alternativa mais econômica e segura para empresas do mundo todo, tanto por diminuir a necessidade de custos com hardware, quanto pela flexibilidade de crescimento no espaço de armazenamento.

Tecnologia, pessoas e processos

Esses foram apenas alguns dos erros mais comuns em backups, mas não são os únicos. Para realmente ser o mais abrangente possível na proteção do seu backup, é preciso que os três seguintes itens estejam em ordem:

  • Tecnologia: ter um bom software de backup, que funcione nos momentos em que você definir necessários, preferencialmente com um framework de segurança completo para proteger os dados que serão copiados e com um sistema de testes constantes;
  • Pessoas: profissionais confiáveis, com bom conhecimento técnico, para serem os responsáveis por monitorar o seu software de backup e fazer a gestão dos dados, avaliar os resultados dos testes e solucionar possíveis problemas de percurso;
  • Processos: definir políticas de backup baseadas em RTO e RPO, na frequência de alteração dos dados, além de permitir flexibilidade para ajustes que tornem o backup ainda mais eficiente.