Acelere suas aplicações com a Winov Cloud

Acesso remoto: qual a diferença entre VDI, VPN e workspace?

As soluções de acesso remoto são tecnologias programadas para tornar possível e seguro o trabalho fora do ambiente físico da empresa.

Neste artigo, você vai conhecer os diferentes tipos de sistemas de acesso remoto e as vantagens e desvantagens que cada um traz.

Continue lendo para saber mais!

Trabalho remoto, home office, teletrabalho: uma tendência inevitável

O trabalho remoto já havia começado a figurar como tendência muito antes da pandemia estourar no início de março de 2020.

Segundo uma pesquisa de 2019 do FlexJobs com o Global Workplace Analytics, duas empresas com foco no futuro do teletrabalho, o percentual de americanos que trabalha de forma remota cresceu 159% desde 2005, quando começaram a mapear esse modelo de negócios.

Só nos últimos 5 anos, esse percentual de crescimento foi de 44%.

Isso quer dizer do que, mais do que uma tendência que certamente decolou com a crise de saúde do coronavírus, o home office – como gostamos de chamar no Brasil – já era a realidade iminente de muitas empresas ao redor do mundo.

A flexibilização do local e até mesmo dos horários de trabalho é reflexo de uma geração multitalentosa e exigente quanto à realização pessoal, tanto dentro de empresas quanto fora, como consumidores.

O que mudou de 2005 para cá é que hoje as organizações já tratam o home office como um processo completo, dando a devida importância para questões como legislação trabalhista, segurança de dados e sistemas que facilitem o acesso ao servidor, estejam onde estiverem.

Soluções para acesso remoto

Dentro do âmbito da tecnologia do teletrabalho, uma das mais importantes é a de garantir que todos os funcionários tenham acesso às informações necessárias para realizar as suas entregas.

Para não ameaçar os servidores da empresa com conexões duvidosas, a solução é escolher como realizar esse acesso sem colocar as informações corporativas em risco.

Em princípio, existem três formas de acesso remoto: VDI, VPN e workspace.

O que é VDI (Virtual Desktop Infrastructure)?

VDI é a sigla em inglês para “Infraestrutura de Desktop Virtual”, que nada mais é do que uma forma de virtualização de desktops.

O VDI gera, no dispositivo físico de cada colaborador, uma imagem do sistema operacional da empresa – que está hospedado em um servidor em um data center.

Assim, o colaborador pode navegar do seu computador, laptop, tablet ou smartphone pelo sistema corporativo sem precisar instalá-lo na sua máquina, já que ele ficará disponível através de uma máquina virtual (VM).

Vantagens e desvantagens do VDI

Uma das vantagens deste tipo de acesso é que é possível configurar dispositivos de segurança e gerenciar permissões para cada máquina – por exemplo, liberando acesso ao CRM para a equipe comercial e restringindo a modificação de sistemas de pagamento exclusivamente ao setor financeiro.

A interface do desktop é amigável, já que cada colaborador tem uma estação dedicada que pode ser um ambiente Windows ou Mac, por exemplo.

Outro ponto positivo é que o processamento de dados é realizado no servidor, e não na máquina do colaborador.

Isso significa que o hardware utilizado pode até não ser o mais robusto, levando a empresa a economizar ao não precisar investir em dispositivos top de linha.

O que é VPN (Virtual Private Network)?

Já o VPN corresponde a Rede Virtual Privada – um tipo de acesso remoto que faz uma conexão segura e direta entre o dispositivo do colaborador e a rede corporativa.

Ele funciona como um túnel exclusivo para o tráfego de dados.

O VPN geralmente é acessado por meio de um software instalado na máquina, com login e senha corporativos.

Ele dá acesso a aplicativos, pastas de arquivos no servidor e dispositivos conectados via internet e tem um sistema de criptografia para aumentar a segurança dos dados em trânsito.

Vantagens e desvantagens do VPN

A principal vantagem do VPN é que geralmente só é preciso instalar o software no computador (geralmente laptops) que o colaborador já usa.

O procedimento de instalação é relativamente simples e pode ser uma alternativa mais econômica para empresas que não precisam distribuir muitos acessos dedicados.

Porém, é preciso ter cuidado: ao optar pelo VPN, vale lembrar que o processamento continua sendo feito no hardware do usuário – ou seja, ele precisa suportar os aplicativos e documentos que forem rodar naquela máquina.

Além disso, o VPN também cuida da segurança dos dados que circulam entre dispositivo e rede corporativa, mas apesar da criptografia, também corre-se o risco de que invasões levem os dados para outro ambiente.

O que é workspace?

Em tradução literal, um workspace é um espaço de trabalho, onde colaboradores de uma empresa realizam suas atividades.

No conceito de home office, o workspace – neste caso, digital workspace – se torna o ambiente virtual de trabalho de uma empresa.

O workspace como solução pode ser categorizado como um desktop as a service (DaaS) que facilita a virtualização de aplicações e dispositivos e entrega desktops seguros aos colaboradores.

A diferença entre o workspace e uma solução de VDI é que o workspace unifica todas as ferramentas de trabalho em um ambiente online conectado à nuvem, diminuindo a complexidade dessa integração.

Vantagens e desvantagens do workspace

O workspace vai reunir as vantagens dos acessos remotos já comentados, pois combina a virtualização de desktops com a segurança do acesso de qualquer lugar – tornando a modalidade de home office muito mais segura e gerenciável.

A experiência otimizada para o usuário final torna o workspace mais amigável do que as suas alternativas, pois não exige logins separados nas diferentes aplicações corporativas.

O workspace integra tanto o servidor de arquivos tanto os sistemas legados da empresa, tornando a navegação interna muito mais simples para o colaborador e sem exigir a instalação de plugins ou a constante autenticação de acessos.

Home Office, BYOD e a relação com a segurança da sua empresa

Quando usar VDI, VPN ou workspace?

Os três tipos de solução de acesso remoto para um ambiente virtual de trabalho têm características bastante particulares.

De modo geral, o VPN é uma boa alternativa para empresas menores ou que têm poucos dispositivos remotos que precisam acessar o servidor.

Dessa forma, basta configurar um acesso seguro para esses eventuais acessos e ter segurança no tráfego de dados, sem necessariamente criar todo um ambiente de trabalho.

Já o VDI é uma solução um pouco mais robusta para aquelas empresas que têm certa frequência de trabalho remoto ou mesmo colaboradores dedicados em outros locais que não os da sede física.

É uma boa opção que utiliza o servidor que a empresa já tem.

O workspace é a alternativa mais completa para empresas que estão em sua jornada para a transformação digital: além da flexibilidade de poder pulverizar funcionários para trabalharem de onde quiserem, ele tem a segurança do servidor em cloud e a facilidade de integração com todos os sistemas corporativos já utilizados, além de dispositivos locais.