Acelere suas aplicações com a Winov Cloud

Propriedade intelectual: como proteger sua empresa

Resguardar a inovação produzida dentro da sua empresa e garantir a segurança dos dados compartilhados nas operações internas é um dos maiores desafios corporativos.

A preocupação com a propriedade intelectual afeta desde a tecnologia usada até as políticas e procedimentos de recursos humanos.

Em termos tecnológicos, é possível adotar medidas determinantes de proteção que podem ser cruciais para a integridade desta propriedade intelectual.

Conectividade, troca de e-mails, acessos – veja o papel de tudo isso no artigo a seguir.

O que é propriedade intelectual e por que você deve protegê-la

A propriedade intelectual é a garantia da atribuição dos créditos (ou mesmo de recompensa financeira) por um conteúdo produzido.

No caso da sua empresa, ela pode se referir a um produto inovador, a uma estratégia autoral ou mesmo materiais desenvolvidos pela sua equipe que têm valor intelectual ou comercial.

De forma geral, no entanto, podemos incluir também nessa categoria informações sensíveis, dados críticos, todo o tipo de conteúdo que fornece uma vantagem competitiva para a empresa – e aí entra a importância de protegê-lo.

Começando por uma cultura de proteção de dados sólida, passando pelas boas práticas e chegando às ferramentas. É nelas que residem alguns dos maiores perigos à propriedade intelectual de uma empresa.

O que pode ameaçar a propriedade intelectual de uma empresa?

Pensando nas formas modernas de comunicação corporativa, é seguro dizer que os meios eletrônicos são os grandes líderes.

Isso posto, coisas como ataques cibernéticos, invasões a servidores e sequestros digitais se tornam verdadeiras ameaças à propriedade intelectual.

Vulnerabilidades de sistema expõem a rede corporativa, assim como não proteger as conexões utilizadas pelos colaboradores, estejam eles dentro da sede da empresa, seja em uma modalidade de home office ou outro tipo de teletrabalho.

Ter sistemas operacionais desatualizados também expõe as cargas de trabalho a essas invasões, bem como backups falhos, sem frequência ou sem monitoramento.

Como começar a proteção

Proteger o ambiente de trabalho é o primeiro passo para impedir essas ameaças.

Existem muitas alternativas de segurança virtual atualmente que podem ajudar você a começar a proteção da propriedade intelectual da sua empresa.

Conheça 3 delas:

Virtualização de servidores

Os servidores virtuais nada mais são do que versões virtuais de um servidor físico (hardware).

A virtualização se dá quando, por meio de um software, você divide os recursos desse hardware em partes menores, e então cada uma delas se torna uma máquina virtual com seu próprio sistema operacional, cujas capacidades podem ser ajustadas para atender diferentes necessidades específicas em termos de utilização de memória, processador, espaço em disco, etc.

A virtualização dos servidores pode ser uma boa alternativa para proteger a propriedade intelectual na medida em que diminui o tempo de inatividade do sistema (downtime), o que por sua vez protege os dados que a sua empresa utiliza de paradas não programadas; além disso, facilita os backups de cada máquina virtual.

Desktop as a Service (DaaS)

As modalidades “as a service” ganharam espaço nos últimos anos por serem uma alternativa econômica, ágil e flexível para empresas crescerem e prosperarem.

O Desktop as a Service (por vezes chamado de Device as a Service) permite “alugar” hardwares de um provedor de cloud ao invés de investir na compra desses dispositivos físicos.

Dessa forma, toda a operação passa a rodar em um servidor em nuvem que é pago conforme o uso, e a gestão do ciclo de vida do hardware não é mais de responsabilidade da TI interna da empresa.

O DaaS pode ajudar a proteger a propriedade intelectual pois a empresa provedora do serviço fica responsável por atualizações, manutenções e monitoramento das cargas de trabalho que estão utilizando os recursos desses hardwares.

A segurança aumenta com uma equipe dedicada a manter o ambiente protegido.

Winov Workspace

O Workspace é uma solução desenvolvida pela Winov que compreende todo o ambiente de trabalho da sua empresa de forma virtual, incluindo máquinas virtuais, DaaS, criptografia dos dados, conexões seguras e uma interface amigável ao usuário final.

O que você precisa saber sobre o Workspace Winov 

Com o diferencial da utilização de hardwares Nutanix, empresa líder do Gartner no mercado de infraestrutura em nuvem que utiliza a tecnologia hiperconvergente para otimizar a utilização de recursos cloud, o Winov Workspace permite reunir todas as aplicações e sistemas corporativos, mesmo os legados, em um só lugar.

Além disso, como todas as entregas da Winov, um projeto de Workspace já prevê dispositivos de segurança Fortinet – outra empresa líder do quadrante mágico do Gartner – e toda a equipe técnica da Winov, desde o assessment do ambiente, passando pela migração sem impactos à operação e ao monitoramento do ambiente virtual. 

Toda essa facilidade protege a propriedade intelectual da sua empresa e ainda libera a sua equipe de TI para pensar de forma estratégica nas inovações que têm potencial para alavancar o seu negócio.

Framework de segurança: sem ele, nada feito

O mais importante é que qualquer uma das alternativas escolhidas possua um framework completo de segurança.

Proteger o seu ambiente de trabalho é o primeiro passo para proteger as informações que podem representar uma vantagem competitiva.

Firewalls, criptografia de dados, conectividade protegida e uma equipe de monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana: parece muito?

Pois saiba que este é o mínimo que você deve exigir. A Winov oferece tudo isso default em seus projetos de cloud.

Comece a proteger a propriedade intelectual da sua empresa hoje.