Acelere suas aplicações com a Winov Cloud

Zero Trust: mais segurança para sua empresa

Esta é a lei mais rigorosa para segurança de dados: restringir a confiança no acesso aos dados de uma organização. É a lei da confiança zero. 

 

O que é Zero Trust?

O zero trust é um modelo de segurança de dados que tem como premissa não confiar em ninguém, nem mesmo nos acessos internos. 

Zero trust é do contra.

O modelo de segurança não faz pacto com a ideia de que qualquer dispositivo que já estivesse acessado, seria um equipamento de confiança. 

O rigor impresso pelo modelo ( também conhecido como sistema de segurança sem perímetro), aumenta – consideravelmente – os níveis de segurança, evitando vazamentos ou roubos de dados.

O Zero Trust busca estabelecer segurança, criando defesas ao redor de cada entidade das companhias, como por exemplo, os dados e os dispositivos.

 

Como implementar na sua empresa?

Para implementar esse sistema na sua empresa, são necessários 3 pontos: 

  • Visão

Ter visão geral dos dispositivos e ativos que devem ser monitorados. É impossível proteger um recurso que não se sabe da existência.

 

  • Política de segurança

Implementar o controle minucioso, determinando que pessoas específicas, acessem dados específicos, sob condições específicas. 

 

  • Automação de Processos 

É necessário para garantir a implementação da política de segurança, garantindo também que as medidas contra possíveis desvios serão tomadas de maneira rápida. 

 

Como funciona o Zero Trust?

Em primeiro lugar, entra a checagem rigorosa. Sempre que um dispositivo entra, ele é checado. O processo junta análise, filtro e registro para verificar o comportamento individual de cada usuário. 

Na prática, funcionaria da seguinte forma: um indivíduo X, com frequência, faz login ao sistema do dispositivo Y e localidade Z. 

Em determinado instante, esse indivíduo faz login em outro dispositivo e outra localidade. 

Nesse momento, o sistema de segurança passa a observar de perto a movimentação deste usuário, ainda que seu login e senha estejam corretos, ele é verificado.