Acelere suas aplicações com a Winov Cloud

Descubra como um Controller pode gerar economia nos serviços de Cloud da sua empresa.

Há uma variedade de processos e atividades no dia a dia de uma empresa. É com foco em harmonizar, – e manter afinada – toda esta intensa ‘orquestra’ de operações, que o Controler se faz necessário.

No cotidiano, qual é a função desempenhada pelo(a) Controller?

A função pode estar localizada em diferentes setores, dependendo de cada empresa.

Mas tem um ‘porém’:  o(a) Controller sempre será a pessoa responsável pela controladoria das demais equipes e, em regra,  está associada ao financeiro da empresa.

Motivo disso: é comum que suas ações de gestão e decisões de coordenação passem por uma análise de viabilidade.

E mais: outra área que também opera lado a lado é a TI.

Enquanto o(a) Controller gere; analisa dados e viabilidade, a equipe de TI entra com as ferramentas necessárias para realizar as operações.

Controller atuando com cloud

Como citado acima, a agenda diária de um(a) Controller consiste em análise e gestão de equipes, tarefas e dados.

Sendo assim, não é surpresa quando ele(a) identifica que uma parte do processo pode ser otimizada, e nesse caso, a modalidade da nuvem representa uma otimização de grande destaque. Relembre o porquê aqui.

O que não pode passar despercebido pelo Controller?

O radar do(a) Controller deve estar para além das vantagens processuais da cloud, abrangendo também o perfil e qualidade do fornecedor. 

Quanto a estes fornecedores, um ponto têm muita importância para viabilidade do projeto: Que o fornecedor esteja localizado dentro do Brasil.

 A maioria dos fornecedores de cloud é estrangeira, o que sujeita as empresas adeptas do serviço a flutuações e cotações variáveis nas cobranças, –  fora o pagamento de imposto de nacionalização de serviço, que nem sempre está condizente com a LGPD (o que pode acarretar em multas consistentes).

Concluindo o raciocínio, podemos afirmar que:  para garantir o bom andamento dos processos internos, e o aproveitamento de oportunidades como a cloud, o melhor caminho é através da atuação do Controller. Inclua este profissional na sua equipe.