Acelere suas aplicações com a Winov Cloud

Crescimento em tempo real: o CittaMobi leva facilidade no transporte com ajuda da cloud Winov

O sonho de lançar um aplicativo, viralizar e atingir milhares de downloads em poucos minutos realmente acontece – mas ele pode acabar sendo lindo apenas na teoria. Foi o caso do CittaMobi, uma empresa cujo objetivo é revolucionar a mobilidade nas cidades brasileiras com informações em tempo real sobre horários e rotas dos ônibus. Depois de uma reportagem na TV aberta, os acessos simultâneos do aplicativo foram de 8 a 8 mil – e ele saiu do ar.

“Aquele foi um momento feliz que virou um momento triste,” conta Cesar Olmo, CTO do CittaMobi. Na época, o CittaMobi utilizava uma infraestrutura de data center tradicional on premise – dentro de casa -, e ela não conseguia suportar a demanda oscilante de acessos, muito menos o pico de tráfego gerado pela divulgação.

Sobre o CittaMobi: liberdade e informação na palma da mão

O CittaMobi surgiu em 2014 com a proposta de conectar, em uma só rede, usuários, fornecedores, parceiros e colaboradores do ecossistema de transporte público, para facilitar o deslocamento nos centros urbanos do país.

Para isso acontecer, foi preciso firmar parcerias com empresas de ônibus, mapear todo o trajeto feito pelos veículos diariamente e os seus pontos de parada e instalar dispositivos de localização em cada um deles. Dessa forma, era possível estimar tempo de chegada, prever possíveis atrasos e entregar informações em tempo real aos passageiros.

Hoje, o CittaMobi está presente em mais de 250 cidades do Brasil e já tem quase 6 milhões de downloads. Além da previsão de horários do transporte público, o aplicativo evoluiu em funcionalidades em algumas cidades para incluir, entre outras coisas, uma área para denúncias de assédio em ônibus¹ e vagas de emprego em um raio de 5km² ³ da localização do usuário.

A constante atualização do CittaMobi para atender cada vez mais passageiros do transporte público hoje acontece de forma fluída, mas o início da sua jornada não foi bem assim.

Do on premise para a cloud pública… ainda sem sucesso

Depois de sofrer com a instabilidade nos servidores causada pelo crescimento no número de acessos, Olmos explica que o CittaMobi abriu os olhos para a necessidade de transferir suas cargas de trabalho para a nuvem. A escolha foi pela AWS, serviço de cloud da Amazon, que começou atendendo bem à necessidade da empresa.

Porém, após algum tempo de uso que, em termos técnicos, até conseguia acompanhar o crescimento do CittaMobi, uma questão importante passou a ser um problema: o investimento financeiro.

Em uma infraestrutura de cloud, a cobrança é feita com base na demanda de utilização do serviço. Isso significa que, à medida que os negócios cresceram, também cresceu a conta no fim do mês, com dois agravantes: o valor cobrado pela Amazon, que é uma empresa estrangeira, era todo em dólares; e, além disso, os impostos cobrados em cima do valor em dólares começaram a inviabilizar o investimento.

Olmos acrescenta a isso a inacessibilidade do suporte de uma gigante como a Amazon: “por ser uma empresa grande, a gente tinha uma dificuldade com um suporte mais qualificado. Eles não sabiam quem era o CittaMobi, o que faziamos, e isso nos prejudicava”.

CittaMobi e Winov: estrutura sólida, atendimento mais sólido ainda

O encontro com a Winov se deu com essas necessidades latentes do CittaMobi. Uma infraestrutura em nuvem que suportasse o crescimento exponencial que o aplicativo vinha atingindo, com uma cobrança mensal sem sustos e ainda um contato próximo com o fornecedor, para compreender as nuances do mercado em que o CittaMobi se encontrava.

A Winov é uma empresa totalmente brasileira especializada em cloud computing, com uma preocupação crucial em oferecer apenas tecnologias líderes de mercado para seus clientes e foco especial no atendimento humanizado. Só com essa definição, fica fácil entender por que a parceria com o CittaMobi deu tão certo.

Migração sem impacto

Sabendo que o principal desafio do CittaMobi era manter o aplicativo funcionando perfeitamente e com uma ótima experiência de usuário, o maior medo dos executivos da empresa era um período de implantação que deixasse o sistema fora do ar.

Para preparar a cloud Winov para receber a alta demanda do CittaMobi – que chegava a 1.000 requisições por segundo! -, o time técnica não mediu esforços para criar um ambiente de testes para simular os acessos simultâneos e corrigir erros antes mesmo da implantação, criando um projeto altamente customizado às necessidades de performance e segurança do CittaMobi.

Isso tranquilizou Olmos e sua equipe a migrar todo seu fluxo de produção para dentro da cloud Winov em um processo que durou três meses, sem impacto ao consumidor final.

Gestão por conta da casa

Outro ponto forte da parceria foi ter a gestão de toda a infraestrutura em cloud por conta da Winov, já inclusa como padrão em todos os projetos, sem valores adicionais. Como o CittaMobi opera com equipe reduzida, delegar a gestão para a Winov não só desafogou seus profissionais para focar no core business – entregar a melhor experiência de mobilidade no transporte público – como deu segurança de que essa parte tão importante do projeto fosse supervisionada por verdadeiros especialistas na área.

O CTO explica: “A gente percebe que as coisas estão funcionando bem. Os alertas pró-ativos que a Winov nos envia quando temos algum problema de máquina nos possibilita trabalharmos juntos. A gente consegue passar menos tempos fazendo essa gestão de infraestrutura e mais focados em outros assuntos que nos farão crescer”.

A importância de quem dá importância ao seu negócio

Contratar qualquer serviço para possibilitar o sucesso da sua empresa vai além de encontrar a melhor tecnologia ou o melhor preço. Além destes fatos importantes, o valor agregado de um atendimento acessível e compreensivo com as particularidades de cada demanda muda todo o jogo.

Por isso, ao trazer o CittaMobi para a cloud Winov, tudo foi pensado para fornecer um ambiente propício ao crescimento, à expansão e a qualquer oportunidade que levasse a missão da empresa para a vida de milhões de brasileiros.

“A cobrança em dólar, os impostos e as falhas no suporte eram uma problemática muito grande. (Mas fora isso) a Winov foi a única a conhecer de fato o CittaMobi e sua relevância,” reconhece Cesar Olmos.

 

Fale com os nossos especialistas e saiba como a Winov também pode ajudar a sua empresa!