A pandemia do coronavírus causou um verdadeiro “êxodo” no mundo corporativo, levando empresas a deslocarem suas atividades para o home office para proteger a saúde de seus colaboradores.
No entanto, a urgência da situação pegou a maioria delas desprevenida: apesar de muitas já terem adotado algum tipo de teletrabalho antes da crise, este não era um cenário comum para o resto.
O resultado foi a exposição de muitos ambientes de trabalho a ameaças tecnológicas, já que estes ficaram vulneráveis sem a devida proteção de dados, além de muitas dificuldades na comunicação entre equipes, no acesso a servidores e na conexão com aplicações corporativas.
O futuro, apesar de incerto, já mostrou que o home office e as alternativas flexíveis de trabalho remoto serão mantidas por muitas organizações, então o investimento em um bom ambiente virtual de trabalho que proteja informações e entregue alto desempenho será imprescindível para a transformação digital das empresas.
O que é um ambiente virtual de trabalho?
Um ambiente virtual de trabalho, também chamado de workspace, é uma forma de virtualização das aplicações corporativas para que todos os colaboradores tenham um acesso seguro a elas de qualquer dispositivo.
Cada usuário recebe uma “fatia” de acesso, exclusiva e única dentro do servidor que está na nuvem, e usa seu ambiente como fosse a experiência normal de uso local. Todavia, todo o ambiente está sendo processado virtualmente.
Isso concede segurança, uma vez que toda a informação está sendo trocada em uma conexão do ambiente em cloud e não local.
VDI x Workspace
Não há como comparar um VDI (infraestrutura de desktop virtual) com um workspace pelo simples fato de que o workspace, entre outras funcionalidades, também contém dentro dele uma solução de VDI.
O workspace, como mencionamos, é toda a estrutura virtual que permite um ambiente de trabalho remoto; isso significa que ele precisa de soluções de acesso, de segurança, de navegação, de conexão e muitas outras para entregar um ecossistema completo ao usuário.
A diferença entre as duas plataformas está na acessibilidade de uso.
No workspace, a experiência é praticamente a mesma que o uso de um computador local.
Todos os recursos e sensibilidade são iguais, fazendo com que a experiência do colaborador seja a mesma, não interferindo no dia a dia dele.
Leia também: “Qual a diferença entre VDI, VPN e workspace?” – link interno
Fatores para observar em um bom ambiente de trabalho virtual
Se você pensa em implementar uma solução de workspace na sua empresa, existem alguns fatores importantes que devem estar presentes para garantir a melhor usabilidade, a proteção de informações e o menor impacto de migração possível.
São eles:
Segurança
Perceba qual solução fará o gerenciamento do ambiente virtual.
Ela precisa se conectar muito bem ao seu ambiente em cloud para que possa entregar todo o framework de segurança ele já contém.
O workspace será uma porta de entrada para o seu ambiente. Ou seja, ele pode se tornar uma brecha caso não esteja bem sincronizado com todas as features de segurança a sua nuvem.
Outro ponto de atenção a ser considerado é como os seus usuários irão se conectar: via internet, Layer 3 ou outros.
Essa conexão precisa passar por um firewall de segurança para garantir a proteção dos dados que transitam entre ambiente virtual e cloud.
Integração com aplicações e sistemas
Centralizando todos os sistemas corporativos em um só ambiente de trabalho e habilitando recursos de acesso, é possível fazer com que todos acessem o mesmo framework de compliance de segurança.
Cada ambiente virtual terá a sua governança do que o usuário poderá acessar. Isso resulta em um gerenciamento muito mais simples por parte da sua equipe de TI. Além disso, as atualizações de sistemas legados ou integrados podem ser facilmente realizadas em poucos cliques.
Experiência do usuário
Para que a adoção de uso seja perfeita, você precisa de um ambiente virtual que seja o mais próximo possível do uso de um ambiente local.
Isso inclui desde impressões até a velocidade, tudo permeado pela máxima usabilidade.
O seu usuário precisa esquecer que está em um ambiente virtual.
Muitas vezes, é possível facilitar ainda mais a experiência dele ao personalizar o ambiente somente com aplicações e arquivos de que ele precisa.
Gerenciamento de acessos
Gestores e TI podem liberar ou restringir acessos, protegendo dados, melhorando produtividade e personalizando a experiência das diferentes áreas, além de gerar auditorias com precisão.
Isso facilita a gestão do seu parque de TI, já que tudo será gerenciado por ambientes virtuais. Vantagens que são muito bem vindas quando, por exemplo, há certificações de ISO.
O que a sua empresa precisa ter antes de implementar um ambiente virtual de trabalho?
Caso seu ambiente seja on premise, você precisa do dimensionamento do seu parque para verificar se você possui capacidade para atender uma solução de ambiente virtual de trabalho.
O ideal é que você tenha um ambiente em cloud para poder fornecer acessos aos seus ambientes virtuais de trabalho. Ele precisa ser confiável e performático, com um framework de segurança com as melhores práticas.
Perceba também que você precisa de meios de conexão que sejam eficazes para atender sua demanda simultânea a de acesso por parte dos seus usuários – de nada adianta um workspace robusto se seus colaboradores não conseguirem se conectar a ele.
Conclusão
Um workspace pode solucionar muitos desafios para o novo normal corporativo, que exige a flexibilidade de alocação dos colaboradores, assim como contribuir com a transformação digital de empresas mesmo quando o trabalho físico voltar a acontecer.
Preste atenção nos pontos mencionados no artigo e escolha a melhor solução para a sua empresa, saindo na frente com segurança, desempenho e inovação.
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