Acelere suas aplicações com a Winov Cloud

Como ficar protegido contra ataques de ransomware?

Apesar da queda no uso do ransomware para invações, ele continua sendo uma perigosa ameaça por conta da quantidade e gravidade dos danos que causa. Só pra você ter uma noção, em 2021, a sessão do FBI que recebe reclamações sobre feitos na internet registrou 3,729 reclamações sobre ataques ransomware. As pesquisas feitas pela Cybersecurity Ventures esperam que até 2031 diversas empresas virão a se tornar vítimas de ataques o tempo inteiro.

Neste texto você encontrará tudo que precisa saber sobre esse malware, como ele age e como proteger a sua empresa de ataques ransomware.

Mas, antes de tudo precisamos que você tenha uma ideia clara do que é um ransomware, assim ficará explícito como ele pode prejudicar o seu negócio.

O que é Ransomware e como opera?

Ransomware é um malware. E este, por sua vez,  é qualquer software feito com a intenção de  causar danos a um computador, servidor, cliente, ou a uma rede de computadores. Assim, o ransomware é uma malware ‘desenhado’ para bloquear o acesso de um usuário ou organização aos arquivos do seu próprio computador. Ele bloqueia o acesso fazendo a criptografia destes arquivos, e a única maneira de conseguir resgatá-los é pagando pela chave de descriptografia.

Toda essa operação coloca a empresa ou usuário em uma posição frágil, pois todos os seus arquivos estão ‘nas mãos’ de desconhecidos mal intencionados. Portanto, pagar pela chave de descriptografia e ter o seu acesso liberado parece ser a saída mais fácil nestas ocasiões.

Algumas variações do malware tem funcionalidades adicionais ainda mais perigosas; como o furto de dados, que irá exigir um novo pagamento pelas vítimas para o resgate dos arquivos. Quem começa os ataques usa com frequência o Remote Desktop Protocol, e-mails de phishing e vulnerabilidades de software. Um ataque de ransomware pode, portanto, atingir indivíduos e empresas.

O ransomware também é utilizado para impactar serviços essenciais, como hospitais, serviços públicos em centros urbanos e redes de mídia. Como foi o caso da maior rede de mídia de Goiás que teve seus servidores atacados, e foi chantageada em R$ 1 milhão.

 

Identifique o ransomware fazendo uma distinção básica entre alguns tipos.

Dois tipos de ransomware são muito populares: o Locker e Crypto ransomware.

Locker ransomware

Esse tipo de malware bloqueia funções básicas do computador. Por exemplo, você pode ter o acesso negado à área de trabalho, enquanto o mouse e o teclado estão parcialmente desativados. Isso permite que você continue a interagir com a janela que contém o pedido de resgate para efetuar o pagamento. 

Além disso, o computador está inoperante. Mas há boas notícias: o malware do Locker, em geral, não tem como alvo arquivos críticos; geralmente só quer bloqueá-lo. A destruição completa de seus dados é, portanto, improvável.

Crypto ransomware

O objetivo do crypto ransomware é criptografar seus dados importantes; como documentos, fotos e vídeos, mas não interferir nas funções básicas do computador. Isso espalha o pânico porque os usuários podem ver seus arquivos, mas não podem acessá-los. 

É padrão que os desenvolvedores da criptografia adicionem uma contagem regressiva ao pedido de resgate, algo do tipo “se você não pagar o resgate dentro do prazo, todos os seus arquivos serão excluídos”. O  crypto ransomware pode ter um impacto devastador, pois um grande número de usuários desconhecem a necessidade de backups na nuvem ou em dispositivos de armazenamento físico externo.

Sendo assim, muitas vítimas pagam o resgate simplesmente para recuperar seus arquivos.

Locky, WannaCry e outros.

A seguir, você conhecerá alguns exemplos bem conhecidos que o ajudarão a identificar os perigos representados pelo ransomware:

Locky

Locky é um ransomware que foi usado pela primeira vez para um ataque em 2016, por um grupo de hackers organizados. Nesta ocasião, o ransomware criptografou mais de 160 tipos de arquivos e foi espalhado por meio de e-mails falsos com anexos infectados, os quais são chamados de  phishing. Os usuários que caíram no truque do e-mail tiveram o ransomware instalado em seus computadores.

 WannaCry

Ele foi projetado para explorar uma vulnerabilidade de segurança no Windows que foi criada pela NSA e vazada pelo grupo de hackers Shadow Brokers.  Também foi um ataque de ransomware que se espalhou para mais de 150 países em 2017.

FAIR RANSOMWARE ransomware

FAIR RANSOMWARE é um ransomware que visa criptografar dados. Utilizando de um algoritmo poderoso, todos os documentos e arquivos privados da vítima são criptografados. Os arquivos criptografados com esse malware têm a extensão de arquivo “.FAIR RANSOMWARE” adicionada.

MADO ransomware

MADO ransomware é outro tipo de ransomware de criptografia. Os dados que foram criptografados por este ransomware recebem a extensão “.mado” e, portanto, não podem mais ser abertos.

 

Como se proteger contra ransomware

Utilize as melhores práticas

A preparação adequada pode diminuir de forma drástica o custo e o impacto de um ataque de ransomware, para isso a adoção das seguintes práticas é recomendada. Assim, se pode reduzir a exposição de um usuário ou instituição ao ransomware e minimizar seus impactos:

  • Conscientização sobre os ataques de ransomware:

O ransomware geralmente é espalhado usando e-mails. É crucial treinar os usuários sobre como identificar e evitar possíveis ataques de ransomware.

Como muitos dos ataques cibernéticos atuais começam com um e-mail direcionado que nem sempre contém malware, mas apenas uma mensagem de engenharia social que incentiva o usuário a clicar em um link malicioso, a educação do usuário é frequentemente considerada uma das defesas mais importantes para prevenir um ataque.

  • Fazer Backups de dados com frequência:

 A definição do ransomware diz que é um malware projetado para fazer com que a única saída para restaurar o acesso aos dados criptografados seja por meio de um pagamento. Os backups de dados automatizados e protegidos permitem que uma empresa se recupere de um ataque com um mínimo de perda de dados, e sem pagar resgate. Manter backups regulares de dados como um processo de rotina é uma prática muito importante para evitar a perda de dados, e para poder recuperá-los em caso de corrupção ou mau funcionamento do hardware do disco. 

  • Implantação de Anti-Ransomware

A necessidade de criptografar todos os arquivos de um usuário significa que o ransomware tem uma impressão digital exclusiva ao ser executado em um sistema. As soluções anti-ransomware são criadas para identificar essas impressões digitais. 

As características comuns de uma boa solução anti-ransomware incluem:

  • Detecção de variantes amplas
  • Detecção rápida
  • Restauração automática
  • Mecanismo de restauração não baseado em ferramentas internas comuns (como ‘Shadow Copy’, que é alvo de algumas variantes de ransomware)

 

Como a Winov pode ajudar na proteção da sua empresa

Na Winov você e a sua empresa podem contar com um time de suporte especializado e servidores de última geração para o backup dos seus arquivos. Guardamos os seus dados, fazemos cópias de segurança deles em diversos outros servidores digitais.

E, tem mais: a qualquer sinal de ataque, contamos com um time proativo para resolver a questão com as melhores práticas. 

Assim, você está protegido e pode se concentrar no seu core business.

Ficou interessado? Fale com um dos nossos especialistas agora mesmo.