Acelere suas aplicações com a Winov Cloud

Tipos e formatos de backup corporativo: qual é o melhor para sua empresa

A segurança dos dados de uma empresa é um dos aspectos mais importantes da gestão bem sucedida.

Desde compreender onde é melhor alocar o seu backup para ter efetividade na recuperação de arquivos até criar uma política de backup adequada às necessidades da sua empresa, existem muitos detalhes que merecem atenção.

Neste artigo, você vai entender a diferença entre backup interno e externo, backup as a service, site back up e suas vantagens e desvantagens, além dos tipos de backup corporativo e a rotina mais adequada para garantir o gerenciamento de dados mais seguro possível para a sua organização.

Continue lendo!

O que é backup

Em primeiro lugar, é importante entender que o backup não é simplesmente uma cópia.

Apesar de parecer uma boa medida de precaução, apenas duplicar arquivos em um HD externo, por exemplo, não vai garantir que eles sejam recuperados de forma ágil nem que todos os dados que você precisa estejam, de fato, prontos para serem utilizados no caso de um acidente.

É preciso que exista efetividade – que as ações de cópia, gerenciamento e recuperação sejam as mais rápidas e automáticas possível – e disponibilidade – que esses dados possam ser acessados com precisão e rapidez no momento em que você necessitar – para que um dos tipos de backup seja considerado adequado.

Elementos de um backup corporativo eficiente

Há 3 elementos principais que todo backup para empresas idealmente deveria contemplar. São eles:

a) Estrutura de armazenamento: data centers, refrigeração, energia elétrica, baterias e geradores são alguns dos itens que vão comportar as massas de dados do backup.

b) Software efetivo de backup: não basta apenas adquirir um local para guardar essa cópia dos dados (novamente batemos na tecla: o backup não é uma cópia!).

Um sistema que coloque as rotinas de backup em prática e garanta o correto monitoramento das ações é muito necessário para manter o backup corporativo funcionando.

c) Política de backup: a parte estratégica de um plano de backup, na qual a empresa analisa as necessidades reais de armazenamento e restauração de dados e constrói rotinas com os diferentes formatos de backup, garantindo velocidade e segurança.

Erro comum ao contratar serviços de backup corporativo

Um erro comum na contratação de serviços de diferentes tipos de backup corporativo é que apenas um desses elementos esteja presente: ou a empresa acaba apenas alugando um espaço de armazenamento, mas precisa alocar um time inteiro 24 horas por dia para realizar a gestão manual do backup.

Ou ela compra um software mas não se dedica a criar uma boa política de backup, sobrecarregando a rede ou deixando passar atualizações importantes.

Como cuidar de dados críticos com qualidade e segurança

Quais são os tipos de backup corporativo?

Todo tipo de backup depende de dois fatores: conectividade – a velocidade com que os dados são transmitidos – e massa de dados – ou seja, o volume dos dados a serem copiados.

Esse backup pode ser realizado on premise – fisicamente dentro da empresa – ou na nuvem.

Pensando nisso, uma empresa pode optar entre um backup interno, um backup como serviço interno (ou backup híbrido), backup como serviço (também conhecido como BaaS – backup as a service) ou site backup.

Abaixo, você confere detalhes sobre cada um:

Backup interno

O backup interno é caracterizado por um software de backup que copia os dados do servidor para outro servidor localizado dentro da própria empresa ou para um dispositivo físico.

Esta não é uma forma segura de backup – ou melhor, como já discutimos anteriormente, muitas vezes não pode nem mesmo ser chamada de backup, já que bate de frente com a necessidade de uma efetividade real.

Você corre um grande risco, pois o conteúdo que está em backup se encontra dentro da mesma infraestrutura física que o original.

Backup híbrido de gerência própria

Já o backup híbrido é uma modalidade que mistura o backup interno e o externo, já que o software de backup vai coletar os dados que foram copiados para um servidor físico e disponibilizá-los, como segundo armazenamento, na nuvem.

É uma alternativa mais segura do que o backup interno tradicional para empresas que ainda estão em processo de transformação digital – e o termo “gerência própria” é justamente porque a gestão de todo esse backup ainda é feita internamente na organização.

Backup como serviço (Backup as a Service ou BaaS)

Esse tipo de backup em nuvem, que ganhou popularidade nos últimos anos por diversos motivos, como redução de custos, rapidez e segurança, é feito diretamente entre o servidor original e um espaço virtual em cloud, copiando, armazenando e gerenciando dados diretamente da nuvem.

O fator “como serviço” se justifica pois, nesta modalidade, a empresa pode contratar um provedor de backup que arcará com os custos de data centers, retirando essa responsabilidade da empresa, e cobrará um valor mensal para realizar o gerenciamento das políticas de backup de acordo com as necessidades corporativas, adicionado de serviços de gestão de dados.

Site backup

Também extremamente seguro, o site backup nada mais é do que uma infraestrutura de T.I. secundária da empresa, em outro local, que é um espelho da original e é atualizada simultaneamente a ela.

No caso de falha, as rotas de backup são redirecionadas a esta segunda infraestrutura de forma instantânea que, por estar sendo atualizada em tempo real, pode assumir a operação sem ruídos.

É possível realizar um site backup em cloud, no qual a estrutura criada será uma cópia virtual da original física, obtendo todas as vantagens do backup na nuvem e do site backup.

Vantagens e desvantagens: comparando os tipos de backup:

Para ilustrar melhor as diferenças e, principalmente, elencar os pontos positivos e negativos de cada tipo de backup, observe a tabela abaixo:

Tipo de backup Vantagens Desvantagens
Interno Acesso “plug and play” das informações, já que estão em um dispositivo. Grande investimento “upfront” (adiantado) com infraestrutura de data center e com a compra de um software de backup.Despesa com equipe para realizar o gerenciamento constante do data center.Tira o foco da empresa de seu core business.Em caso de catástrofe natural ou roubo no local, a cópia está perdida.
Backup híbrido de gerência própria É mais seguro que o backup interno, pois os dados também ficam armazenados em outro local que não o da empresa. Ainda gera custos com a infraestrutura e hardware e com a equipe de gestão de backup.Ainda existe o risco de danos físicos ao servidor interno, o que prejudicaria o backup na nuvem.
Backup as a service (BaaS) Não é mais necessário que a empresa faça a gestão do backup, pois isso é terceirizado ao provedor, que possui sua própria equipe de especialistas monitorando os dados.Não precisa ter hardware para backup.Não precisa comprar o software, já que o valor do software está incluso na mensalidade paga ao provedor. Como é uma modalidade em crescimento, é preciso ter atenção ao tipo de contrato e à credibilidade do provedor para garantir a cobertura do serviço prestado, evitando, assim, despesas extras.
Site backup Todas as vantagens do Backup as a Service, além do zero downtime – ou seja, a instantaneidade da recuperação de arquivos. O custo desse tipo de backup geralmente é muito alto.

A política de backup e os formatos de backup que a compõem

Independentemente do tipo de backup escolhido, para que ele seja efetivo – como já mencionamos mais acima no artigo – ele precisa de mais um item: a política de backup.

Neste documento, estarão listadas todas as regras e particularidades do armazenamento de
dados da sua empresa.

Itens que precisam fazer parte de uma boa política de backup são: a massa de dados que será copiada, a frequência com a qual esse backup ocorrerá, quem são os responsáveis pelo monitoramento, como será feita essa avaliação e, por fim, qual formato de backup será realizado em cada etapa.

Sim, pois existem alguns formatos diferentes, que podem ser combinados para criar uma política forte, segura e que ainda entregue a disponibilidade que a sua empresa precisa com o menor tempo de resposta possível.

Formatos de backup

Backup completo (ou backup full)

Como o próprio nome já diz, o backup completo faz a cópia de toda a massa de dados de um servidor para outro local de armazenamento.

Esse tipo de backup copia um dado independentemente de ele ter sido alterado ou não.

A vantagem é que o backup completo garante a proteção de todos os dados da empresa e pode ser usado para uma recuperação total em caso de desastre.

As desvantagens, no entanto, são o tempo necessário para realizar esse formato de backup e o espaço para armazenamento.

Backup incremental

O backup incremental é a cópia apenas dos arquivos alterados desde o último backup realizado (seja ele qual for).

É uma ação mais rápida do que o backup completo, já que amassa de dados copiada é bem menor, mas o procedimento de recuperação é mais demorado do que o completo em razão de sua complexidade.

A utilização mais comum do backup incremental é intercalada com outros formatos.

Backup diferencial

Semelhante ao incremental, o backup diferencial também só copia uma parcela dos dados. Porém, ele reconhece as alterações realizadas desde o último backup completo, necessariamente.

Isso o torna um intermediário entre os dois formatos anteriores, em termos de velocidade da operação e espaço de armazenamento.

Backup incremental contínuo

Esta é uma nova modalidade de backup e que tem sido bastante utilizada pelas empresas mais atualizadas.

Ele é bem semelhante ao incremental, porém seu diferencial está na disponibilidade dos dados: este formato de backup permite a automatização do processo de recuperação de dados, de forma que você não precisa verificar quais bancos de dados devem ser recuperados.

Diferente do backup incremental comum, que necessita do backup completo e todos os
subsequentes para resgatar as informações desejadas, o backup incremental contínuo só
precisa do último backup completo, o que traz agilidade e transparência ao processo, além
de exigir um espaço de armazenamento menor do que a dos demais tipos.

Assim, ele se torna uma boa alternativa de economia de tempo e espaço, especialmente para usuários de cloud, que geralmente pagam o serviço por utilização.

Como ter uma boa política de backup

A governança de TI define processos, metodologias, responsabilidades e ferramentas necessárias para alinhar as decisões do time de tecnologia com as necessidades de negócios.

Além de planejar como os colaboradores, clientes e fornecedores serão apoiados diariamente pelo uso de recursos tecnológicos, a governança visa mitigar riscos e aumentar a produtividade de todos os usuários.

A política de backup precisa ser definida exatamente na estratégia de diminuição de riscos. Afinal, sua função é garantir a disponibilidade de cópias de segurança quando elas forem necessárias.

Podemos listar cinco perguntas a serem respondidas para gerar uma boa política de backup:

  1. Quais dados realmente precisam ser copiados?
  2. Para onde precisam ser copiados?
  3. Qual a rotina de backup, o formato?
  4. Quem executará o backup e as restaurações?
  5. Quais são os custos dessas operações?

Dessa forma o documento expressará exatamente quando cada formato de backup será utilizado e para qual tipo de dado, otimizando as rotinas e responsabilizando as pessoas certas para uma prestação de contas precisa.

Qual o melhor formato de backup para o tipo de dado da sua empresa

Depois de navegar pelos tipos e formatos de backup disponíveis, temos duas reflexões principais a considerar:

1) O backup interno se tornou um tipo obsoleto de backup frente a alternativas muito mais seguras, rápidas e disponíveis como a cloud.

2) Uma boa política de backup combina formatos em uma rotina, aliando disponibilidade e segurança de dados.

Dessa forma, apesar de não ser possível decretar o melhor cenário para a sua empresa sem realizar um estudo aprofundado da realidade e necessidades de backup que ela tem, o caminho das boas práticas fica um pouco mais claro.

Considerar tendências em proteção de dados como o backup em nuvem trará a sua empresa mais perto da transformação digital que o mundo pede, com segurança e disponibilidade de dados e flexibilidade para escalar o seu negócio.

Importância de um parceiro

Ter um parceiro de confiança para backup em cloud também vai permitir que toda a empresa, especialmente a área de TI, possa contribuir estrategicamente para o core business ao invés de se ocupar com manutenção e monitoramento.

De forma geral, escolher a melhor solução de backup corporativo deve funcionar como a escolha de um seguro: investindo em uma boa pesquisa antes de decidir e depois “esquecendo” que ela existe, tendo confiança de que ela funcionará quando você precisar.

Para saber como a Winov pode ajudar com o backup corporativo da sua empresa, entre em contato com nossos especialistas.