Acelere suas aplicações com a Winov Cloud

O que a Indústria 5.0 precisa saber sobre cloud

A indústria 5.0 afeta mais o seu negócio do que você imagina. Já pensou em entender mais sobre, e como cloud pode te ajudar a navegar por ela?

A cada dia, novas tendências chegam para movimentar o mercado, mudar os padrões e nos levar a um futuro diferente.

Há algum tempo, a automatização e robotização totais eram algumas dessas tendências; porém, depois de anos visando a implementação de cada vez mais processos automatizados, percebeu-se que isso não era assim tão eficiente sem considerar decisões estratégicas que nenhuma máquina seria capaz de tomar.

Faltava um toque de humanização. Foi nesse momento que a Indústria 5.0 teve seu início.

Indústria 5.0 e o contato com cloud

Em contrapartida da Indústria 4.0, a automação deve ser descartada em detrimento da Indústria 5.0? Claro que não.

Os benefícios que processos mais autônomos nos trouxeram são praticamente irreversíveis: é difícil imaginar que alguém prefira levar mais tempo para desempenhar uma tarefa quando ela pode ser automática, por exemplo.

É nesse ponto que a Indústria 5.0 se conecta com a modalidade da nuvem.

Optar por infraestrutura em cloud é sinônimo de maior flexibilidade, personalização, mobilidade e acessibilidade para os modelos de negócio.

Ao combinar essas características com a Indústria 5.0, as empresas têm tecnologia progressiva e escalável aliada a um modelo de processo que não só não descarta a automação, mas também insere o diferencial humano em sua forma mais eficiente. 

Skills para todo tipo de processo

Se os processos e tendências são combinados, é de se esperar que o mercado demande profissionais que saibam atuar em múltiplos campos, como no caso do modelo da nuvem.

Investir nas hard skills que contribuem na formação técnica do profissional que trabalha com cloud computing o ajuda a aproveitar suas principais vantagens e oportunidades.

Ao mesmo tempo, as soft skills do ser humano são colocadas simultaneamente no processo, assegurando que essa jornada colaborativa aconteça da forma mais proveitosa possível.

Hoje em dia, o profissional de TI e que deseja sair na frente em um cenário de Indústria 5.0 pode ter o nicho de cloud como rumo e deve ter as seguintes competências combinadas:

  • Pensamento estratégico para fazer a tecnologia trabalhar em favor do negócio;
  • Empatia para que esteja constantemente preocupado com a experiência do usuário da cloud;
  • Foco na alta performance de soluções, tornando processos mais inclusivos e sustentáveis;
  • Capacidade de liderança que coloque a qualidade de vida no trabalho como foco da automação dos processos.

Você e sua equipe de tecnologia estão preparados para um mundo cada vez mais automatizado e, ao mesmo tempo, mais humano?