Acelere suas aplicações com a Winov Cloud

Cloud de performance e cloud com foco em segurança: Qual a diferença entre essas duas soluções?

Obter o máximo que a tecnologia tem a oferecer é o resultado que muitas empresas atingem quando investem em cloud. 

O impacto é significativo e se estende a múltiplos setores – mas, quando se trata de cloud com foco em performance ou foco em segurança a ‘história’ é outra, entenda o porquê.

Que a cloud possibilita a redução de custos com TI, otimização de infraestrutura, uso inteligente de apps e diversos outros benefícios é algo esperado e, apesar de algumas empresas ainda hesitarem em utilizar a cloud, as que optam pelo serviço alcançam grandes resultados. 

Mas, quais são (exatamente) esses resultados?

E, quais as diferenças entre os serviços de cloud com foco em performance e em segurança?

Você terá a resposta dessas e de outras perguntas agora, continue lendo.

Cloud concentrada na performance

A cloud de performance tem como principal objetivo o desempenho dos processos e seu bom funcionamento. É ela que deve manter a estabilidade da rede e da troca de dados, garantir a velocidade nos acessos; administrar o volume de recursos, sua escalabilidade.

E, a lista não para por aí: 

Também realiza a indicação de falhas no funcionamento; estratégias de combate a ataques cibernéticos, e atualizações – que depois de certo período podem se tornar necessárias.

É importante que a equipe responsável esteja sempre atenta aos indicativos, e saiba administrar qualquer ação necessária.

Assim, tomando as medidas para garantir que o ambiente em cloud corra conforme o esperado.

Cloud com foco na segurança

Coletar, armazenar e lidar diariamente com informação é uma grande responsabilidade. 

Você pode relembrar alguns pontos sobre segurança que destacamos aqui e aqui

Então, quando o foco da ação em cloud é a proteção, seu funcionamento estará voltado para avaliação de políticas de privacidade, definição de limites de acessos, permissões dos usuários e monitoramento do fluxo de informações.

Além de tudo isso, é parte do seu ‘ dever’ o agendamento de backups; indicação de estratégias de combate a ataques cibernéticos e, – considerando que nenhum sistema é 100% ou  à prova de falhas –  um plano de ação diante de ameaças e problemas reais.

Toda essa atividade da cloud pode liquidar parte do desempenho, afinal a aplicação de múltiplas fontes de segurança é capaz de dificultar a ação da cloud em si.

Contudo, com uma equipe especializada e atenta é possível organizar o funcionamento das duas frentes: performance e segurança, sem comprometer os processos.