Acelere suas aplicações com a Winov Cloud

Comitês de TI: como transformar essa área em um diferencial estratégico

O diferencial estratégico de uma empresa é o fator humano. Você tem o comitê de Tecnologia da Informação necessário para tomar as decisões certas para o seu negócio?

 

A tomada de decisões que podem alavancar o crescimento de um negócio normalmente é feita por um ou mais comitês de gestores que contribuem com diferentes pontos de vista sobre o empreendimento.

Dentre esses comitês, um que com certeza tem se destacado e conquistado cada vez mais espaço é o Comitê de TI.

Não se engane: a Tecnologia da Informação não se relaciona apenas à solução de problemas com hardwares e softwares. Neste caso, falamos ativamente dos profissionais da área que em muito agregam a qualquer estratégia de negócio.

Diferencial no ambiente corporativo

Ao investir na criação de um Comitê de TI especializado, investe-se também em melhores formas de alcançar resultados mais satisfatórios, tanto para o próprio negócio quanto para os usuários dos seus serviços.

Isso porque é possível ter uma visão mais abrangente sobre as necessidades e legado tecnológicos da empresa. Outras questões estão relacionadas a:

  • Otimização de processos: pois passam a ser feitos por equipe especializada;
  • Aumento da produtividade: uma vez que cada equipe está focada na tarefa que mais lhe compete;
  • Obtenção e análise de dados de qualidade: as informações enviadas e recebidas pela área de TI se tornam valiosas ferramentas de diagnóstico;
  • Implementação de metodologias, sistemas e soluções de infraestrutura a partir do gerenciamento de informações.

Características profissionais

Afinal, quem é o profissional de TI?

Para que o êxito do Comitê seja atingido, é importante considerar algumas competências fundamentais. Entre elas estão:

  • a visão de negócios para assimilar as atividades empresariais;
  • a capacidade para gestão de projetos e pessoas;
  • a perspectiva criativa e raciocínio analítico que vão identificar e solucionar problemas;
  • além de uma constante atenção a novidades do mercado. 

Aplicação da equipe de Tecnologia da Informação

Uma vez que os profissionais foram escolhidos e o Comitê está formado, é o momento de direcionar todos os esforços na busca por resultados.

Conheça algumas das contribuições que o Comitê de TI pode fazer pela sua empresa:

Análise dos processos tecnológicos

O Comitê pode avaliar seu desempenho, aplicabilidade e funcionalidade com objetivo de aumentar a produtividade de toda a organização.

Atualização de processos

Existe algo que pode ser melhorado, feito em menor tempo, com menor custo ou maior segurança? Este é o momento e a equipe certa para colocar mudanças em prática.

Definição de estratégia de tecnologia competitiva

Os profissionais de TI deixam de ser parte do time que “apaga fogo”, ou seja, soluciona problemas operacionais cotidianos, para contribuir realmente com estratégias que ajudam o core business da empresa a se desenvolver por meio da tecnologia.

Melhorias estruturais

Não existe mais um único campo de atuação para esses profissionais, mas sim a implementação do conhecimento técnico destes profissionais com a essência da TI em outras áreas.

 

Um Comitê de TI bem estruturado, motivado e especializado, combinado a soluções eficientes e inovadoras, pode ser um grande catalisador no avanço de qualquer empresa.

A Tecnologia da Informação ainda é uma área desvalorizada na sua organização?