Acelere suas aplicações com a Winov Cloud

4 dicas para proteger os dados durante uma migração para a nuvem

Ao longo da história, poucas tecnologias tiveram uma aceitação tão rápida no mercado como a Cloud Computing. Este modelo não apenas permite que as empresas se tornem mais ágeis, mas também impulsiona atitudes inovadoras e, em determinados casos, pode ser o primeiro passo para constituir uma benéfica cultura de inovação organizacional.

E a cada dia que passa, mais empresas, de variados portes e setores, estão levando seus dados, aplicações e processos de negócio para a nuvem. De acordo com o Gartner, mais de metade (51%) dos investimentos corporativos de TI, nos principais segmentos de mercado, serão direcionados para a nuvem até 2025.

A pesquisa também mostra que, até 2025, a estimativa é de que mais de 95% das novas cargas de trabalho digitais sejam suportadas por recursos em nuvem. Esse dado traduz o forte crescimento da tecnologia que, em 2021, concentrou somente 30% da carga de trabalho.

Neste post falaremos sobre como é possível conduzir a migração para nuvem com segurança, por meio de 4 práticas. Confira!

 

1- Realize uma avaliação de segurança antes de migrar: antes de migrar para a nuvem, é importante entender quais dados e sistemas  precisam ser protegidos. Realize uma avaliação de segurança para identificar os pontos fracos e determinar quais medidas de segurança são necessárias.

 

2- Use criptografia: criptografe todos os dados em trânsito e em repouso. A criptografia ajuda a proteger os dados contra ameaças externas e internas, garantindo que apenas pessoas autorizadas possam acessá-los.

 

3- Controle de acesso: use políticas de controle de acesso para garantir que apenas as pessoas que precisam de acesso aos dados possam obtê-lo. Isso inclui a implementação de autenticação forte e autorização granular.

 

4-  Backup regular: fazer backup regular de seus dados é essencial para garantir que você possa recuperá-los em caso de perda ou corrupção de dados. Certifique-se de que os backups sejam armazenados em um local seguro e de fácil acesso para garantir a recuperação rápida em caso de necessidade.

 

Quer saber como conduzir a mudança da sua infraestrutura de TI para o ambiente em cloud com segurança e redução de custos? Fale agora mesmo com nossos consultores.