Você consegue imaginar o mundo sem internet? sem smartphones, sistemas automatizados ou lojas online?
A essa altura, é possível dizer que o offline ficou para trás. Afinal, sem estar presente no meio digital, é quase como se a sua empresa nem existisse.
Essa é, inclusive, uma das razões pelas quais tantos empreendedores têm apostado na Estratégia Digital-First.
Os usuários desejam e esperam experiências digitais rápidas e livres de atrito e, à medida que as preferências mudam, também muda a forma como as pessoas interagem entre si sobre os produtos e marcas em que confiam.
Nós percebemos isso na forma como plataformas como Google, Amazon, Facebook e Instagram atuam hoje.
Neste breve texto mostraremos de forma simples (e rápida) como você também pode aderir a essa estratégia – com grandes chances de ter sucesso nisso.
O que é Digital First?
Digital-first é uma estratégia de negócio que leva em conta a presença e o crescimento no ambiente virtual, tudo isto como base e prioridade da empresa. A ideia central é colocar as soluções mais inovadoras em foco.
Mesmo que um negócio se destaque hoje com métodos tradicionais de vendas, é importante entender o que está mudando e passar a considerar novas opções.
O que a estratégia Digital-First pode fazer pela sua empresa?
- Alcance ampliado: uma estratégia digital permite que a sua marca gere impacto em vários lugares ao mesmo tempo, fora ou dentro do seu Estado – alcançando lugares que você nem imagina
- Aumento da segurança: ao usar as ferramentas certas, as informações da sua empresa estarão melhor protegidas. A segurança, beneficia tanto você e quanto aos seus clientes;
- Marketing mais efetivo: o ambiente digital oferece mais possibilidades de marketing, com um profissional especializado ao seu lado, empreender se torna viável com um custo mínimo.
Tecnologia: uma plataforma para sobreviver a essa mudança
A tecnologia de próxima geração fornece aos construtores processos ágeis, ferramentas adaptáveis e extensíveis.
Os sistemas legados, em geral, são isolados e não fornecem experiências omnichannel contínuas ― diferente das experiências digitais multicanal. Uma pesquisa da Salesforce descobriu que 70% dos clientes consideram as experiências conectadas importantes para seus negócios; e 73% disseram que trocariam de marca para ganhar consistência.
Com a nuvem, as empresas agora podem adotar uma abordagem mais interativa para buscar novas tecnologias, recursos e escalar investimentos.
Líderes de áreas de marketing, gestores e líderes de tecnologia de empresas devem se alinhar aos resultados de negócios desejados e aos recursos digitais necessários para chegar aos seus objetivos. Um bom lugar para começar é ter um planejamento simples, com medidas e resultados de sucesso bem definidos.
O processo de avaliar, selecionar e colocar a tecnologia em teste por meio de uma prova de conceito permite que as equipes criem um plano para trabalharem juntas. Além disso, promove a mentalidade de construtor dentro da empresa.
Entendeu como a estratégia Digital-First te coloca numa posição superior no mercado?
Aliás, nunca é demais lembrar que vivemos na era digital. Você, é claro, já deve saber muito bem disso.