O dia dos namorados está logo virando a esquina e nós começamos a pensar sobre que tipo de planos estão permitidos em um mundo que ainda não se recuperou de todas as consequências de uma pandemia. Chegamos à conclusão de que, assim como os modelos de trabalho, as relações pessoais também começaram a se apoiar muito na tecnologia para sobreviver. E aí entra uma tecnologia que nós, da Winov, entendemos muito: a cloud.
Entenda como soluções em nuvem podem ter um papel crucial em salvar o seu dia dos namorados – e talvez você nem tenha se dado conta de que já ia utilizá-los mesmo sem perceber!
Esqueceu o presente? E-commerce!
Você sabia que a maioria dos grandes e-commerces varejistas do mercado utilizam tecnologia em cloud para rodar seus negócios?
O cloud computing é a melhor forma de consumir recursos computacionais em grande escala, de forma rápida e como serviço. É por isso que o varejo – e, principalmente, o varejo online – tem grande aproveitamento dessa tecnologia.
Em datas comemorativas como o dia dos namorados, por exemplo, é possível provisionar capacidades para suportar o grande tráfego no site, por exemplo, e depois disso optar por pausar a utilização desses recursos quando a demanda não for tão alta.
Portanto, agradeça à nuvem quando acessar uma loja virtual como o Mercado Livre e realizar a compra do presente da sua pessoa especial sem que o site demore a carregar ou pior, saia do ar. É possível que exista uma infraestrutura em cloud por trás dele!
Não pode ir a um restaurante? Delivery!
Sabemos que ainda existem cidades – como a nossa cidade natal, Curitiba – que têm flutuado entre bandeiras para conter o avanço do coronavírus. Com as restrições de circulação em estabelecimentos comerciais, é possível que você não possa ir até um restaurante para um jantar romântico, certo?
Mas quem disse que receber o jantar em casa, com toda a segurança, também não pode ser inesquecível? E a cloud mais uma vez ajuda os aplicativos de delivery a permanecerem ativos em datas importantes.
A alta disponibilidade dos serviços em cloud permite uma boa performance para empresas como software houses, que desenvolvem os aplicativos que você usa para pedir comida como o iFood.
Toda a conectividade é pensada para que as ferramentas utilizadas por essas empresas possam trabalhar integradas, criando aplicativos e atualizações que mantém os usuários satisfeitos – seja com a experiência de uso, seja depois de comer uma refeição incrível com o seu amor ao lado.
Cinemas fechados? Streaming de filmes!
Quem nunca curtiu um Netflix com x parceirx está namorando errado. Ok, talvez não – mas existe um conforto extra em ver filmes em casa que mesmo a sala de cinema mais luxuosa não oferece.
No contexto atual, existe pouca probabilidade de você conseguir pegar uma sessão de cinema no dia dos namorados (e, sejamos sinceros, mesmo fora de uma pandemia, esse é um programa tão comum que muitas vezes se torna levemente estressante). Então aumenta a probabilidade de mais um serviço que roda em cloud entrar na sua noite: o streaming.
Você sabia que a Netflix era uma empresa de aluguel de DVDs no início dos anos 2000? E que um desastre físico em um de seus datacenters paralisou remessas inteiras de DVDs? E você sabia que hoje ela está rodando 100% na nuvem?
Ter um catálogo de filmes e séries tão grande como o da gigante de streaming, além de gerenciar os dados de milhões de usuários ativos e novos não é uma tarefa simples – e nem uma que o sistema de datacenters tradicionais suportou. Só a manutenção e gestão desses servidores tomaria todo o tempo da empresa – e, tendo que focar nisso, ela não seria capaz de, por exemplo, investir na expansão dos seus negócios e criar seu próprio estúdio de originais para disponibilizar para casais do mundo todo assistirem do conforto de seus sofás no dia dos namorados.
Como ter acesso a isso tudo? Pagamento online!
Por fim, englobando toda a sua jornada pela cloud na data comemorativa mais romântica do ano, está o que realmente vai possibilitar essa experiência: o dinheiro. Hoje parece até esquisito considerar que você pagasse todos esses serviços em notas físicas – e isso acontece porque você usa soluções de pagamento online na nuvem todos os dias e nem percebe.
Os sites e aplicativos se valem da segurança da cloud para oferecer segurança a seus clientes, já que é preciso confiar muito na plataforma na qual se cadastra um cartão de crédito. Hoje em dia, as provedoras de cloud oferecem serviços de proteção de dados e backup, criptografam o tráfego de informações, aplicam soluções de firewall e antivírus em seus ambientes, entre outras práticas de segurança.
Fora isso, note se o seu celular ou computador (ou os dois, simultaneamente) grava as informações do seu cartão na sua conta para facilitar o pagamento. Mais um ponto para a cloud, que permite a troca de informações automática entre dispositivos, armazenando dados com segurança para que você os acesse de qualquer lugar.
Como você vai passar o Dia dos Namorados?