Linx

Compliance e Eficiência

Da eficiência na recuperação de dados à bolsa de NY:
o case da Linx com a Winov

Conheça o case

A líder em tecnologia para varejo aposta na solução de backup em nuvem da curitibana Winov para proteger dados, entrar em compliance com a NYSE e outros desafios do mercado.

Qual é o ativo mais importante da empresa de softwares de gestão mais importante do Brasil? Indiscutivelmente, seus dados. A Linx detém mais de 45% de market share do mercado de tecnologia para varejo e conseguiu, ao lado da especialista em cloud Winov, garantir velocidade, redundância e segurança em seus processos de backup na nuvem – mantendo seus bancos de dados totalmente protegidos.

Com um objetivo ambicioso de abrir capital na NYSE, bolsa de valores de Nova York – conquistado em junho de 2019 -, a Linx vinha crescendo exponencialmente ano após ano através da aquisição de outras empresas. O cenário de expansão da gigante e um recente processo de fusão começou a exigir mais garantias quanto à proteção de dados. Foi aí que a parceria com a Winov surgiu.

E teve a ajuda da curitibana Winov, companhia de cloud, para atingir os primeiros resultados. Reinventar a maneira como faziam negócios: é assim que Felipe Pavoni, diretor de e-commerce e tecnologia da Saraiva, define o processo de reestruturação pela qual a rede precisou passar.

Backup em nuvem

A Winov é uma empresa brasileira de serviço de computação em cloud que, há alguns anos, vem batendo de frente com grandes players do mercado como Amazon e Microsoft, oferecendo, além de tecnologia diferenciada, um atendimento próximo e humanizado que não é comum com as gigantes.

Um dos serviços oferecidos é o backup em cloud, que possui a tecnologia da Commvault inclusa nos datacenters da Winov. Essa tecnologia é líder do quadrante mágico do Gartner há 9 anos consecutivos. A Winov foi a primeira empresa a fechar a parceria com a empresa americana aqui na América do Sul, ofertando os produtos da Commvault de forma integrada nas suas soluções de backup.A Winov utiliza o Gartner como filtro para seus provedores de software e hardware e trabalha apenas com aqueles que figuram na posição mais alta do “pódio tecnológico”.

A tendência é que empresas, quanto maiores se tornam, mais burocráticas ficam. A parceria com a Winov e a paciência em relação a toda a parte processual e de customização da nossa solução foi muito importante, sem nos deixar na mão em nenhum momento.

Igor Melo, Gerente Sênior de Infraestrutura Linx

Velocidade, redundância e segurança

Como é que nós podíamos garantir que os backups desses itens todos descentralizados aconteceriam, e, mesmo que acontecessem, que seriam efetivos?”, questiona. “Com o dinamismo que o negócio da Linx exige, no caso de alguma perda, como garantir que teríamos os dados recuperados no menor tempo possível?

Igor Melo, Gerente Sênior de Infraestrutura Linx

A expectativa com o projeto era grande: a Linx buscava velocidade, redundância e segurança para o seu maior bem – os dados. O volume com o qual a empresa líder em tecnologia para varejo trabalhava era de aproximadamente 3 terabytes, com um crescimento próximo de 50 gigabytes por mês: ou seja, qualquer instabilidade que uma rotina de backup mal feita trouxesse significaria um grande impacto para os clientes da Linx.

O projeto da Winov na matriz da Linx contou com a tecnologia hyperscale para agilizar as rotinas de backup e recuperação destas bases de dados com toda a proteção necessária e zero impacto na continuidade das operações. O time técnico ficou encarregado não só da implementação da solução, mas também de toda a gestão de dados e monitoramento das rotinas, o que gerou confiança no sucesso dos backups e a disponibilização da equipe interna de TI da Linx para focar na estratégia do seu core business.

Usabilidade máxima da ferramenta Commvault

Melo conta que, durante a fase de implantação da solução, sua equipe procurou testar o software da Commvault, cuja licença é disponibilizada para clientes do serviço de backup em nuvem da Winov, para conhecer o seu funcionamento. “Nosso pensamento era de que, para eles, que são especialistas, era fácil, mas que poderia não ser o nosso caso, lembra ele. “E a ferramenta se mostrou extremamente visual e de fácil manuseio. Pessoas leigas conseguiriam administrá-la com grande facilidade.”

Os testes realizados com a base de dados em um ambiente para o time de desenvolvimento foram um sucesso. Em métodos tradicionais de backup, segundo Melo, a disponibilização dessa base se daria em um prazo de 2 a 3 dias; já utilizando a tecnologia da Winov, o processo ocorre em pouco mais de 4 horas.

Outro ponto positivo é a riqueza de detalhes que os relatórios da solução proporcionam em baixo tempo de resposta, potencializados pelo monitoramento constante e pela proatividade da equipe técnica na resolução de problemas, já inclusos no serviço de backup da Winov, diferenciais interessantes para a prestação de contas e auditorias.

Eficiência em até 99,5% das rotinas de backup

Um dos resultados mais expressivos da parceria entre Linx e Winov foi o aumento da eficiência das rotinas de backup. Melo conta que as soluções anteriores, além de serem mais difíceis de monitorar, garantiam que, no máximo, 80% das rotinas fossem efetivas. Com a tecnologia e as práticas implementadas pela Winov, esse nível chegou a 99,5% – cobrindo uma lacuna que, em termos de volume de dados, é enorme.

Melo atribui o sucesso do projeto a diversos fatores: o monitoramento 24×7 da equipe técnica da Winov, a escalabilidade fácil da solução e o processo de restauração com testes – que proporcionam 100% de recuperabilidade dos dados testados – são alguns dos destaques.

O backup, a bolsa de Nova Iorque e a governança corporativa

O processo de abertura de ações na NYSE exigiu diversas adequações regulamentares para a Linx. Sujeita à lei Sarbanes-Oxley de 2002 (SOX), a empresa é auditada anualmente pela Ernest & Young e recebeu a confirmação de que seu ambiente de backup, implementado e monitorado pela Winov, está 100% em compliance com os padrões internacionais de governança corporativa.

Parceria além do backup

Igor Melo ressalta a importância da confiança entre Linx e Winov para fazer o projeto de backup da sua matriz acontecer. E, além de um outro projeto com todo o assessment customizado para cada uma das 16 filiais da Linx, a parceria já transbordou para outras áreas, com a empresa de varejo confiando na de cloud para encarar novos desafios

A Winov sempre é um fornecedor a ser ouvido quando nos deparamos com algum problema que venha a surgir no nosso mercado,” afirma Melo. “Isso é resultado de tudo o que construímos juntos em pouco mais de um ano lado a lado.

Igor Melo, Gerente Sênior de Infraestrutura Linx