Acelere suas aplicações com a Winov Cloud

Por que a AWS é mais cara do que a Cloud Winov?

Uma das fases mais importantes na busca por uma provedora de cloud é a pesquisa de preços. Neste estágio de comparação entre concorrentes, fica muito clara a diferença de valores entre a cloud Winov e a cloud tradicional da Amazon, a AWS. Você sabe por quê?

Neste artigo, você entenderá o motivo pelo qual a AWS é mais cara do que a Winov e a diferença na entrega dessas duas ótimas provedoras de serviços na nuvem.

Produtos e serviços da Winov e da AWS

Tanto a Winov como a Amazon Web Services oferecem servidores virtuais na nuvem como principal produto em seu portfólio. Chamadas de EC2 (Elastic Compute Cloud) na AWS e de W2C – Winov Cloud Computing na Winov, as instâncias em cloud das duas provedoras possuem capacidades de computação escaláveis para atender as necessidades corporativas.

Aliados às máquinas virtuais estão outros produtos e serviços sob demanda na nuvem, como o backup cloud, interfaces de usuário final, soluções de segurança e conectividade, entre outros.

Precificação na Winov e na AWS

O formato de cálculo de preços se assemelha muito entre a Winov e a AWS e é baseado em agregar soluções de acordo com as demandas.

É possível escolher as configurações de capacidade e memória dos servidores virtuais, incluir as soluções para compor o ecossistema da empresa na nuvem e os serviços de suporte que podem ser úteis – para não dizer indispensáveis – para manter o ambiente funcionando corretamente.

Por que a cloud da Amazon é mais cara do que a cloud Winov?

Em primeiro lugar, uma vez compreendidas as semelhanças entre as duas clouds públicas, precisamos entender as principais diferenças que existem entre elas.

Geolocalização

A maioria dos datacenters da AWS são localizados no exterior, com servidores em diversos lugares do mundo, possibilitando uma troca de dados mais ampla entre diferentes pontos para atender necessidades de empresas globais.

Enquanto isso, 100% dos servidores da Winov estão em solo brasileiro – sendo 1  em Curitiba e 2 em São Paulo, cobrindo as principais zonas de disponibilidade. O resultado disso para clientes Winov é uma interconexão de baixa latência e uma maior capacidade de banda, tornando a transferência de dados mais rápida e o tempo de resposta menor.

Porém, além da vantagem de estar presente em muitos lugares, o fato de estar predominantemente em solo internacional gera algumas confusões quanto à precificação, já que cada localização tem preços diferentes. Isso acontece até mesmo, por exemplo, dentro do mesmo país, onde as instâncias mais baratas são a do estado de Ohio.

Já se o cliente optar por ter seus dados em um datacenter brasileiro da AWS, os valores de contratação mais do que dobram.

Dólares versus reais

cloud em dólar é mais cara do que em reais

Quanto à cobrança, os servidores internacionais da AWS – que acabam sendo os mais econômicos para o cliente – calculam o valor utilizado em dólares. 

Por isso, quem contrata uma instância virtual da AWS depende constantemente da cotação da moeda americana e as suas flutuações constantes (ainda mais hoje em dia), acarretando muitas vezes em uma fatura variável e até mesmo imprevisível.

Já por ser uma empresa totalmente brasileira, a Winov realiza todas as suas cobranças diretamente em reais, o que torna o processo de precificação mais transparente para o cliente e evita sustos no final do mês.

Impostos sobre datacenters no exterior

Adicionalmente, para a contratação de serviços de infraestrutura em cloud no exterior, a empresa é obrigada a recolher (e declarar) impostos sobre esse tipo de operação.

Estes impostos não são previstos pela AWS no valor das suas instâncias e são responsabilidade do cliente contratante – e podem chegar a aumentar o valor pago em quase 50%. Então, mesmo que se opte pela economia de uma instância da AWS internacional, haverá um valor adicional para ser contemplado na fatura.

Então, mais uma vez, a cobrança da Winov acaba sendo vantajosa, pois elimina a incidência posterior de impostos, já que os datacenters estão localizados aqui mesmo, no Brasil.

Compliance com a LGPD

Por fim, sabe-se que todas as empresas que possuem dados pessoais de cidadãos brasileiros em sua base estão sujeitas à Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Antes da sua aprovação e início de vigência, no fim de 2020, a máxima para a contratação de serviços em cloud era estar localizado em um local com pouca regulamentação sobre isso – invariavelmente, os Estados Unidos (já que a a Europa já colhia os frutos da implementação da GDPR, precursora da LGPD).

Mas o que a vigência da LGPD significa para as empresas que possuem dados armazenados e/ou trafegando no exterior?

Bem, já que a Lei discursa sobre boas práticas de governança e segurança de dados, bem como a responsabilização das partes por roubos, vazamentos e outros crimes cibernéticos, é recomendado que se utilize infraestruturas, ferramentas e soluções que já tenham sido concebidas em compliance com a LGPD.

Instâncias virtuais hospedadas nos Estados Unidos estão sujeitas a uma regulamentação muito diferente da LGPD – e servidores em solo europeu, apesar de seguirem a GDPR que é bem parecida com a Lei nacional, são extremamente mais caros.

A Winov montou seus datacenters já utilizando como base as práticas e regimentos da LGPD. Por isso, tanto a infraestrutura física, quanto as soluções em cloud desenvolvidas e os serviços prestados jamais desviarão da Lei. A tranquilidade de não precisar ter um time interno de compliance auditando todo o seu ambiente cloud já é uma vantagem para o cliente Winov.

Quanto custa contratar a cloud Winov e a AWS?

Depois de entender as semelhanças e diferenças entre a cloud Winov e a cloud da Amazon, façamos algumas simulações comparativas.

Podemos dizer que o valor de uma instância da cloud Winov localizada no Brasil se equivale ao valor de uma instância da AWS localizada no estado mais barato dos Estados Unidos, Ohio, presumindo as mesmas configurações de CPU e armazenamento.

É preciso destacar que os dois valores são iguais antes da incidência dos impostos por serviços no exterior. Ou seja, o valor das instâncias é o mesmo, porém ao contratar a AWS a empresa ainda precisa recolher os impostos equivalentes àquela contratação.

Já se a comparação se der nas mesmas configurações, porém for optado por um datacenter da AWS localizado em território nacional – pelas questões legais que mencionamos acima -, o valor da instância da Amazon praticamente dobra – tornando a Winov quase 2x mais econômica que a sua concorrente.

Importante ressaltar que as infraestruturas de datacenters de ambas as clouds possuem a mesma qualidade de equipamentos, segurança e conectividade – portanto é possível realizar a comparação sabendo que a entrega é equivalente.

A Winov sempre vai ser mais barata?

winov mais barata que AWS

Em comparações de produtos em cloud como instâncias configuradas de forma similar, todas as vantagens financeiras acima permanecem. Mas a cloud Winov também possibilita a criação de projetos complexos na nuvem, com exigências maiores de infraestrutura e serviços.

Nesses casos, a flexibilidade inerente à nuvem prevalece: o céu é o limite. A cloud Winov tem capacidade de rodar grandes volumes de cargas de trabalho e oferece recursos computacionais customizados caso o seu projeto não seja contemplado por uma das configurações pré-existentes.

Demandas altamente personalizadas para atender ao desenvolvimento exponencial de negócios não têm uma só precificação e estão sujeitas a variações que não estão previstas na base de cálculos padrão.

Conheça as soluções em cloud Winov

Agora que você entendeu como funciona a precificação destas duas grandes clouds públicas, fica mais fácil colocar na ponta do lápis quais são as suas necessidades atuais em infraestrutura e serviços em cloud.

Lembre-se de considerar não só o preço, mas também o seu tipo de negócio, o compliance e os serviços que você precisaria contratar à parte para ter um ambiente na nuvem com alta performance e segurança.

A Winov pode ajudar a sua empresa na jornada para a cloud – seja ela de uma arquitetura on premises, para a migração de outra cloud pública ou para customizar a entrega às suas demandas. Fale com nossos especialistas e saiba mais!