Acelere suas aplicações com a Winov Cloud

Trabalho online: dicas para deixar o home office ainda mais seguro

O aumento repentino de pessoas trabalhando em casa devido à pandemia de COVID-19 fez muitas empresas precisaram se reinventar para conseguir oferecer um modelo de trabalho online adequado aos funcionários durante o home office. Mas, com ele, surge também a preocupação dos times de tecnologia em manter os dados e informações seguras mesmo sendo acessados fisicamente longe de um ambiente controlado.

E a questão tem um motivo muito pertinente: a diferença de preocupação com segurança de uma corporação para uma pessoa física no conforto da sua casa é muito grande.

É comum que empresas tenham investimentos pesados em sistemas de controle a ameaças, firewalls, antivírus, proteção a vazamento de dados; já em computadores pessoais, navegamos na internet sem muitas preocupações, temos algum antivírus grátis (quando temos), e nenhum firewall na ponta da operadora, um tráfego quase que totalmente livre e exposto.

Isso é um prato cheio para que hackers possam explorar vulnerabilidades. Basta um clique, um link no WhatsApp, um documento pdf anexado em um e-mail malicioso ou uma falha de atualização e o estrago estará feito!

Contudo, é possível, sim, ter um trabalho online em home office de maneira segura e eficiente.

https://open.spotify.com/episode/5FfoZjHQ4PHCblV7iDFPDE?si=52833cdaa6364beb

6 dicas para proteger dados no trabalho online

As dicas abaixo podem – e devem – ser aplicadas em qualquer ambiente em que você esteja trabalhando.

A diferença é que, tendo a flexibilidade tanto para se conectar em redes de qualquer lugar do mundo, quanto para usar qualquer dipositivo, também recai sobre você (e não mais apenas sobre os ombros dos profissionais de TI da sua empresa) algumas responsabilidades.

Mantenha o sistema operacional atualizado

Atacantes virtuais ou hackers se valem de vulnerabilidades já conhecidas (e muitas vezes já corrigidas em atualizações) para violar a segurança dos dispositivos. Por isso, atualize constantemente o S.O. do seu computador para que essas brechas sejam cada vez menos expostas.

Tenha um bom antivírus

Conhecer a procedência do seu antivírus é um hábito muito interessante. Evitar softwares com nomes desconhecidos, priorizar indicações de profissionais da área e não fazer download de sites que você nunca ouviu falar são algumas das práticas básicas para garantir essa segurança.

Não utilize software piratas

A grande maioria das soluções piratas carrega malwares. Se você precisar de algum software específico par o seu trabalho, investigue junto ao seu administrador de TI qual a melhor fonte para adquiri-lo. Investir na segurança é uma forma de investir no seu trabalho: nem você nem sua empresa devem economizar.

Seja cauteloso ao clicar em links

Sites e correntes, especialmente os que vem por e-mail e ferramentas de comunicação como WhatsApp, Telegram e afins, são os maiores causadores de violação de segurança virtual. Primeiro, é claro, desconfie de notícias inéditas e alarmistas (pois elas normalmente são fake news) mas além da desinformação elas podem carregar intenções maliciosas no simples clique, infectando os seu sistema na hora.

Faça backup constantemente (e na nuvem)

Ao realizar o backup do seu trabalho prefira drives virtuais como OneDrive ou Google Drive e similares. Eles protegem seus dados em caso de algum problema com seu dispositivo local, seja ele um defeito, um furto ou um ataque ransomware.

Leia também: Backup em nuvem: o que é e como fazer a gestão dele