CittaMobi

Um case de sucesso presente em cada celular dos usuários do transporte público de todo o Brasil

 

Um aplicativo com 6 milhões de downloads, presente em mais de 275 cidades espalhadas por todo o Brasil, com um único objetivo: ser o acesso à mobilidade das pessoas. Esse é o CittaMobi, que nasceu em 2014, em São Paulo, capital,  com o desafio de reinventar a maneira com que as pessoas se locomovem pelas cidades por meio de um aplicativo. A intenção do app é possibilitar a melhora na experiência dos deslocamentos ao conectar usuários, colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes em uma rede viva de informação em tempo real sobre tudo o que acontece com o transporte público brasileiro.

Headquarter:

São Paulo,  SP, Brasil

Av. Paulista, 2537 | Bela Vista

cittamobi.com.br

Para que a ideia desse certo foi realizada uma parceria com as empresas de ônibus locais, para que o sistema do CittaMobi mapeasse todos os pontos de parada das cidades e instalasse um transmissor em cada veículo. Com isso, seria possível acompanhar tudo em tempo real e espelhar as informações por meio do aplicativo para os usuários. Porém, a questão era: como entregar tudo isso, em tempo real e alta disponibilidade para os usuários? Foi quando a empresa conheceu a Winov!

 

Para explicar essa parceria de sucesso, conversamos com Cesar Olmos, CTO do CittaMobi, que nos explicou as  possíveis  dores da empresa e como conseguimos ajudá-los a transformar dados em informações relevantes sobre o transporte público para os usuários.  Acompanhe:

A gente nasceu acreditando que iríamos ter um crescimento rápido, porém quando isso aconteceu ficamos muito surpresos. Ao aparecermos na Globo do Nordeste, em uma reportagem, o que tínhamos entre 8 a 10 acessos simultâneos, pulamos para 8 mil em poucos minutos. Isso foi um caos para nós, pois de repente muitas pessoas queriam acessar o aplicativo e tudo capotou (risos). Aquele foi um momento feliz que virou um momento triste, de a gente sair correndo e perceber que precisava se preparar para rodar em cloud mesmo, para conseguir trabalhar com uma demanda que oscila bastante”

 

Cesar Olmos - CTO do CittaMobi

.Necessidades do cliente

O aplicativo nasceu dentro da antiga Cittati, quando empresários do ramo de transporte de São Paulo viram a necessidade de encontrar uma solução que entregasse ao usuário o horário dos ônibus, com a previsão de chegada em tempo real. A entrega fora um sucesso e logo os acessos ao aplicativo atingiram número altíssimos, foi aí que o CittaMobi nasceu!

 

O aplicativo possuía um único desafio: como acertar a previsão em tempo real dos ônibus no aplicativo, mostrando a hora certa que ele está chegando? Isso realmente era um obstáculo para a equipe do aplicativo, já que o mesmo fora criado em uma estrutura de data center tradicional, dentro de casa, que não entregava a performance esperada.

.Ida para a cloud

A ida para a cloud para o CittaMobi foi o segundo desafio que o aplicativo encontrou em sua jornada. Inicialmente, a equipe buscou auxílio em uma cloud tradicional, a Amazon, que atendeu às primeiras necessidades do aplicativo. Porém, com o passar do tempo a questão financeira pesou, pois à maneira com que o crescimento do CittaMobi seguia, o mesmo acontecia com o consumo de recursos dentro  da cloud e por consequência isso era um problema.

 

Com esse empecilho em mãos, o CittaMobi decidiu mudar e buscar uma infraestrutura em cloud que suportasse sua aplicação e entendesse a importância do aplicativo. Foi em uma pesquisa de mercado que o app encontrou a Winov! Com o encontro, não demorou muito para que a empresa percebesse que tudo aquilo que eles buscavam, encontrariam com a gente.

 

O Cesar nos contou que a nossa cultura e a relevância que entregamos aos clientes foram razões primordiais para que eles decidissem por nós. Além disso, nossa infraestrutura hiperconvergente, que atendia às necessidades específicas da aplicação do CittaMobi também foi um diferencial.

A principal dificuldade que a gente encontrou na Amazon foi a questão financeira mesmo.  Então, a parte de cobrança em dólar era um problema, a parte de imposto que vinha em cima disso era mais problemática ainda. Questão de suporte também, por ser uma empresa grande, a gente tinha uma dificuldade com um suporte mais qualificado. Eles não sabiam quem era o CittaMobi, o que faziamos, e isso nos prejudicava”

 

Cesar Olmos - CTO do CittaMobi

.Migração

Umas das preocupações do CittaMobi durante a vinda para a cloud era realizar o processo de migração, simulando em um ambiente de testes os altos acessos ao app, para que o mesmo estivesse 100% para receber o aplicativo. Analisando isso, a Winov não mediu esforços para conseguir apresentar o desenvolvimento e funcionamento da cloud em um modelo completamente personalizado à realidade do CittaMobi, o que gerou uma confiança enorme na equipe do aplicativo que não pensou duas vezes antes de migrar. gerando resultados positivos para a mudança de chave. “A gente conseguiu levar todo  fluxo da produção para dentro da Winov, então isso deu confiança e acelerou o processo de migração, fizemos o processo em três meses, mais ou menos”, comenta Cesar.

.Foco no Core

Um dos pontos fortes da ida para a cloud que o CittaMobi cita foi a gestão de infraestrutura. A praticidade que a Winov entregou para a empresa foi primordial, já que o aplicativo possui uma equipe reduzida. Isso gerou benefícios técnicos para a equipe, pois a facilidade da cloud concedeu a possibilidade de dar atenção a outros questões que antes não eram analisadas por falta de tempo.

 

“A gente percebe que as coisas estão funcionando bem. Os alertas pró-ativos que a Winov nos envia quando temos algum problema de máquina, nos possibilita trabalharmos juntos. A gente consegue passar menos tempos fazendo essa gestão de infraestrutura e mais focados em outros assuntos que nos farão crescer” comentou Cesar.

Temos 6 milhões de usuários e recebemos 1.000 requisições por segundo. Não é qualquer estrutura que atenderia a esta demanda, a Winov nos deu a segurança que precisávamos para virar a chave. A cobrança em dólar, os impostos e as falhas no suporte eram uma problemática muito grande.  A Winov foi a única a conhecer de fato o CittaMobi e sua relevância, sem contar questão a tributária que facilitou muito.”

 

Cesar Olmos - CTO do CittaMobi

.Expectativa

Quando conhecemos as expectativas e necessidades do CittaMobi, entendemos que eles precisavam de uma empresa de confiança e com excelente tecnologia e serviço para que eles pudessem conseguisse atingir a meta de crescimento e atingissem todo o Brasil. O que está sendo possível, pois agora o nosso foco é levar o CittaMobi para todo o mundo junto à tecnologia proporcionada por nós.

Inscreva-se para receber convites, comunicados de imprensa, boletins informativos e atualizações dos serviços.

Headquarter Winov

Avenida Iguaçu, 2820, 15º andar • CEP 80.240-030 • Telefone: +55 41 3122-9600 | Suporte: +55 41 3122.9619 • comunicacao@winov.com.br

Mídias sociais

we innovate we see potential